Volta às aulas: a importância do planejamento docente
planejamento de aula, planejamento docente, gestos didáticos, sequência didática
Início do ano, que expectativa grande! Estou com 32 alunos do 5º ano, preciso conhecer técnicas diagnósticas que façam diferença no aprendizado destes alunos. Você pode me ajudar dando dicas de como lidar com situações, tais como alunos que não sabem ler e escrever no 5º ano.
Obrigada,
Luciana Farias - IPU, CE
Cara professora Luciana,
Que alegria receber sua dúvida, em resposta ao meu convite para ”começarmos o ano juntas”, divulgado na semana passada, como reinício de nossa seção “Pergunte à Olímpia”!
Você captou perfeitamente a ideia, pois retratou elementos importantes para que pudéssemos conversar um pouquinho sobre o assunto. Então, vamos lá?
Atendendo ao seu pedido, há três aspectos que considero centrais no trabalho com o diagnóstico inicial dos alunos:
Agora, sobre as dicas que envolvem alunos que, conforme você mencionou, ”não sabem ler e escrever no 5º ano”, indico a leitura de dois de meus textos, publicados em 2014: ”Leitura, escrita e portadores de texto” e “Aluno lê bem, mas não sabe escrever: o que fazer?”.
Bem, espero ter ajudado, pelo menos um pouquinho! Fiquem todos à vontade para continuar esse nosso papo, ok? Deixem comentários (clicando no título desse texto) e enviem novas perguntas (pelo e-mail escrevendocomunidade@cenpec.org.br ).
Um abraço e até já,
Olímpia
Volta às aulas: a importância do planejamento docente
planejamento de aula, planejamento docente, gestos didáticos, sequência didática
Poemas de Luiz Gama
poema, texto literário, Luiz Gama, poesia
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
revista NPL, literatura indígena, línguas indígenas, formação docente, educação para as relações étnico-raciais
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.