Volta às aulas: a importância do planejamento docente
planejamento de aula, gestos didáticos, planejamento docente, sequência didática
Olá, Olímpia!
Li nos Cadernos da Olimpíada que há uma proposta para uma produção de texto logo no começo do trabalho. Mas como os alunos irão escrever sobre o que ainda nem conhecem direito?
Obrigada,
Francisca
Cara professora Francisca,
Sua pergunta é muito importante, pois está relacionada ao modo como recomendamos que o ensino dos gêneros seja desenvolvido, envolvendo diferentes oficinas, em uma sequência didática (SD).Assim, pela realização de diversas atividades, pensadas de forma articulada e que ganham em complexidade ao longo do trabalho, entendemos que a SD possa ser uma grande aliada do professor, no processo de ensino-aprendizagem de nossos “gêneros olímpicos”!
Mas, afinal, qual é a relação entre a SD e a produção inicial, foco da sua pergunta? A resposta está na ideia de que ao lado de uma roda de conversa para a investigação sobre os conhecimentos prévios dos alunos (o que eles já sabem sobre o gênero), está a produção inicial, entendida como uma forma de o professor conhecer o que alunos conseguem escrever,ainda no começo do percurso de aprendizagem.
Pensando dessa forma, a produção inicial não deve ser foco de correção, mas sim de nossa cuidadosa análise, a fim de mapearmos os saberes dos alunos e podermos eleger quais os principais pontos de destaque para o trabalho com as oficinas propostas no material. Dito de outro modo, os escritos iniciais revelam o que precisaremos ensinar.
Mas a importância dessa produção não está limitada ao pontapéinicial, já que esse mesmo texto ainda voltará para as mãos de nossos estudantes, no final da SD, para ser analisado pelo aluno-autor, de modo que ele possa escrever uma nova versão, em função de todo o seu aprendizado.
Por fim, gostaria de sugerir, para além da contínua consulta e utilização dos Cadernos do Professor, que ganharam uma versão virtual em 2014, a leitura do texto “Sequência didática – por que trilhar o caminho proposto”, de autoria de Sonia Madi, publicado recentemente na Revista Na Ponta do Lápis.
Obrigada pelo envio da sua pergunta e sucesso no trabalho!
Um abraço e até já,
Olímpia
Volta às aulas: a importância do planejamento docente
planejamento de aula, gestos didáticos, planejamento docente, sequência didática
Poemas de Luiz Gama
poema, texto literário, poesia, Luiz Gama
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
literatura indígena, línguas indígenas, formação docente, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.