Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Produção de texto logo no início do trabalho? Por quê? Para quê?

Profª Francisca

01 de agosto de 2023

Produção de texto logo no início do trabalho? Por quê? Para quê?

Produção de texto logo no início do trabalho? Por quê? Para quê?

Olá, Olímpia!

Li nos Cadernos da Olimpíada que há uma proposta para uma produção de texto logo no começo do trabalho. Mas como os alunos irão escrever sobre o que ainda nem conhecem direito?

Obrigada,

Francisca

Cara professora Francisca,

Sua pergunta é muito importante, pois está relacionada ao modo como recomendamos que o ensino dos gêneros seja desenvolvido, envolvendo diferentes oficinas, em uma sequência didática (SD).Assim, pela realização de diversas atividades, pensadas de forma articulada e que ganham em complexidade ao longo do trabalho, entendemos que a SD possa ser uma grande aliada do professor, no processo de ensino-aprendizagem de nossos “gêneros olímpicos”!

Mas, afinal, qual é a relação entre a SD e a produção inicial, foco da sua pergunta? A resposta está na ideia de que ao lado de uma roda de conversa para a investigação sobre os conhecimentos prévios dos alunos (o que eles já sabem sobre o gênero), está a produção inicial, entendida como uma forma de o professor conhecer o que alunos conseguem escrever,ainda no começo do percurso de aprendizagem.

Pensando dessa forma, a produção inicial não deve ser foco de correção, mas sim de nossa cuidadosa análise, a fim de mapearmos os saberes dos alunos e podermos eleger quais os principais pontos de destaque para o trabalho com as oficinas propostas no material. Dito de outro modo, os escritos iniciais revelam o que precisaremos ensinar.

Mas a importância dessa produção não está limitada ao pontapéinicial, já que esse mesmo texto ainda voltará para as mãos de nossos estudantes, no final da SD, para ser analisado pelo aluno-autor, de modo que ele possa escrever uma nova versão, em função de todo o seu aprendizado.

Por fim, gostaria de sugerir, para além da contínua consulta e utilização dos Cadernos do Professor, que ganharam uma versão virtual em 2014, a leitura do texto “Sequência didática – por que trilhar o caminho proposto”, de autoria de Sonia Madi, publicado recentemente na Revista Na Ponta do Lápis.

Obrigada pelo envio da sua pergunta e sucesso no trabalho!

Um abraço e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento de aula, gestos didáticos, planejamento docente, sequência didática

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, texto literário, poesia, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

literatura indígena, línguas indígenas, formação docente, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000