Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Artigo de Opinião: saber argumentar é preciso!

Profª Elisângela

01 de agosto de 2023

Artigo de Opinião: saber argumentar é preciso!

Artigo de Opinião: saber argumentar é preciso!

Olá, Olímpia!

Sou Elisângela, professora da rede estadual de Marília. Trabalho com o Ensino Médio e gostaria de fazer uma pergunta sobre artigo de opinião. Percebo que a produção dos meus alunos melhora a cada ano, mas eles ainda têm dificuldades com os tipos de argumento e os conectivos. Você pode me ajudar?

Um abraço,

Elisângela

Cara Elisângela,

Tenho certeza de que sua pergunta representa a voz de muitos professores de Ensino Médio que trabalham com artigos de opinião. Afinal, o ensino de tipos de argumento e a correta e bem ajustada relação com elementos articuladores compõem parte essencial desse texto e respondem por boa parcela das dúvidas apresentadas no processo de ensino-aprendizagem desse gênero.

Bem, como sabe, precisamos iniciar esse trabalho, que requer refinado planejamento, pesquisa e acompanhamento, com a avaliação dos saberes dos alunos sobre artigos de opinião, ao lado da realização de leituras, com variados textos do gênero, a fim de favorecer a aproximação/atualização de características, objetivos e temáticas. Nesse caminho, o estudo de notícias também é muito bem-vindo, pois serve como “alimento” de pesquisa e observação do que acontece de significativo (relevância social) na comunidade ou mesmo no município onde está a escola e onde vivem os estudantes.

Acredito muito nesse olhar para as polêmicas da cidade, pois será essencial para a exploração de diversos textos, os quais ajudarão os alunos a investigar diferentes pontos de vista sobre uma mesma questão para, assim, poderem assumir seu particular posicionamento diante de uma polêmica. Aliás, essa é uma marca importante do gênero: anunciar não apenas a “sua voz” e as vozes favoráveis à posição do aluno-autor, mas também as divergentes, as que evidenciam o ”outro lado da moeda”, os contra-argumentos.

No Caderno Virtual “Pontos de Vista”, você encontrará interessantes sugestões de atividades, em forma de oficinas, com a exploração e estudo de notícias, charges e artigos de opinião, visando à localização e articulação de informações necessárias à elaboração do gênero em destaque. Lembre-se: invista no trabalho inicial de análise de cada argumento de forma coletiva e em pequenos grupos, a fim de favorecer a apropriação de conhecimentos por parte de cada aluno. Além disso, procure na sua escola pelo jogo da Olimpíada, voltado exatamente à construção de argumentos, o QP Brasil (Questões Polêmicas do Brasil) e não deixe de utilizá-lo com sua turma! Assista ao vídeo de apresentação desse jogo para conferir objetivos e contribuições.

Vale ainda lembrar que, muitas vezes, os textos desse gênero apresentam poucos argumentos (geralmente, de um ou dois tipos) ou mesmo concentram a atenção em denunciar um problema, sem a preocupação em analisá-lo, com vistas a evidenciar, por diferentes argumentos, a tomada de posição por parte de quem produziu o texto. Essas e outras dificuldades são apresentadas em “Retratos da Amostra: os dois lados da moeda” (que está na publicação “O que nos dizem os textos dos alunos?”), da linguista Ana Luiza Marcondes Garcia, que realizou um estudo dos textos enviados à Olimpíada em 2010. A autora aponta problemas e possíveis caminhos para o trabalho com o gênero artigo de opinião em sala de aula; eis uma valiosa leitura!

Falando agora sobre os conectivos, essas preciosas palavras que muito auxiliam o leitor a entender as relações entre as informações, também chamados de elementos articuladores, tenho duas dicas: a primeira é a oficina 10 do Caderno Virtual, com propostas de análise textual e quadros, voltados para situações de uso desses elementos e exemplos de expressões a serem eleitas a depender do foco pretendido pelo autor; e a segunda dica, o Jogo Virtual Grêmio, que convida os participantes a ”treinar a mira” e analisar enunciados, a fim de completá-los com trechos correspondentes e articuladores, feitos sob medida para a certeira relação de sentido.

Conto com sua leitura atenta dos conteúdos e propostas presentes nos materiais da Olimpíada, assim como com o envolvimento de sua turma nas oficinas e jogos. Estou certa de que esse investimento gerará excelentes resultados, não apenas para práticas de produção de textos, mas para o exercício da cidadania!

Obrigada pelo envio da sua pergunta e muito sucesso!

Um abraço e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, literaturas e identidades, ensino de literatura, literatura de autoria feminina

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poesia, texto literário, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, literatura indígena, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000