Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Resumo e Resenha: dois gêneros irmãos

Portal Escrevendo o Futuro

01 de agosto de 2023

Resumo e Resenha: dois gêneros irmãos

Resumo e Resenha: dois gêneros irmãos

Prezada professora Olímpia

Meu nome é Sandremere, moro em Sapopema – PR e leciono em turmas do 6º ano ao Ensino Médio.

Gostaria de pedir sugestões para o trabalho com o gênero resumo em turmas do Ensino Médio (1º ano).

O resumo é bastante cobrado na escola, na academia e em diversas situações do nosso cotidiano. As habilidades para a produção desse gênero contribuem para a elaboração de outros, como a resenha, artigos...

Mesmo sendo muito solicitado pelas diferentes disciplinas na escola, o que se constata é que a maioria dos alunos chega ao Ensino Médio e mesmo à universidade sem as habilidades necessárias para produzir resumos de forma eficiente.

Sabe-se que essa falta de domínio deve-se à falta de um trabalho sistemático que desenvolva as capacidades necessárias para a sua produção.

Levando em conta a importância do trabalho com esse gênero na escola, venho pedir, se possível, dicas e sugestões de atividades.

Att. Sandremere

Sou professora do ensino fundamental e médio de uma escola estadual, localizada em Lomba Grande - Novo Hamburgo RS. Como trabalhei com resenhas no segundo ano do ensino médio, surgiu-me uma dúvida que gostaria de compartilhar.

É possível solicitar aos alunos uma resenha sobre a pesquisa que realizaram durante o ano paraoutras áreas do conhecimento (saúde, esporte etc.)?

Sei que são gêneros diferentes, pois a pesquisa envolve projetos científicos que não são exclusivos da área de linguagens.

Faço essa pergunta porque os professores responsáveis por esse projeto  desejam que a área de linguagens desenvolva com os alunos um trabalho sobre as pesquisas realizadas. Para a apresentação dos projetos, entra em cena também a organização da exposição oral. Mas e a escrita, como fica? É possível que os alunos escrevam um texto pertencente a outro gênero (resenha, por exemplo) sobre um projeto científico?

Espero que tenha sido clara e desde já agradeço.

Márcia Regina Moraes - Professora de Português com especialização em Literatura

Caras Sandremere e Márcia,

Lendo as perguntas de vocês, logo me ocorreu a ideia de agrupá-las, a fim de favorecer uma conversa sobre dois gêneros: o resumo e a resenha.

Como sabem, eles podem ser chamados de gêneros irmãos, pertencentes a uma mesma família, principalmente pelo fato de que um é parte de outro, ou seja, toda resenha contém um resumo. Por essa razão, vale muito a pena pensarmos no ensino desses gêneros de forma articulada, pois nossos alunos precisam perceber a relação entre apresentar informações sobre um texto (resumo) e aliar tais informações a uma análise, uma avaliação (resenha).

Vamos falar primeiro sobre o resumo? Bem, como salientou a Sandremere, este gênero é bastante cobrado pelos professores de diferentes disciplinas, mas, ainda assim, nossos alunos têm dificuldades para produzi-lo de forma satisfatória. Como ajudá-los?

Penso que duas dicas são fundamentais: a primeira, que também vale para outros gêneros, é desenvolver um cuidadoso trabalho de leitura, envolvendo resumos de diferentes assuntos, para favorecer a análise das características desse gênero. Uma forma de fazer isso é reunir a sala em pequenos grupos, distribuir os diferentes resumos e solicitar que façam uma lista das características do texto para, na sequência, permitir a troca de informações e as observações sobre os pontos verificados por todos, ou seja, o que faz parte do gênero. Após esse primeiro passo, vem minha segunda dica: produzir um resumo em função do que cada aluno sabe sobre o gênero para, assim, analisar as produções e perceber quais os pontos que merecem maior destaque em termos das propostas de ensino.

Nessa caminhada, vale apostar em atividades que resgatem a ideia chave de um parágrafo, apresentar diferentes versões para o resumo de um único texto, favorecendo a análise e escolha da melhor versão, entre tantas outras possibilidades. Esses diferentes passos estão muito bem organizados em um livro chamado Resumo, uma obra organizada por Anna Rachel Machado (Parábola Editorial, 2004), composta por atividades prontinhas para a sala de aula.

E quanto ao ensino da resenha? Como seguramente já perceberam, o mesmo percurso poderá ser realizado, visando ao trabalho com as características desse gênero. Merece destaque aqui a proposta da Márcia para a produção de resenhas pelos alunos, buscando articular a pesquisa científica à escrita do gênero e, nesse sentido, cabem também duas rápidas dicas: a primeira é um livro, organizado pela autora já citada, chamado Resenha (Parábola Editorial, 2004), que reúne atividades para o ensino desse gênero.

A segunda dica refere-se a uma sugestão sobre o modo de organização da proposta: não sei se o projeto científico foi realizado em grupo ou individualmente, mas é possível dividir a sala em pequenos grupos e propor que façam resenhas do trabalho desenvolvido por outros colegas. Assim, eles aprenderão ao ler diferentes projetos e ao analisá-los, escrevendo resenhas que poderão ser lidas pelos autores do trabalho e discutidas por toda a turma.

Para encerrar, uma última dica, agora para as duas: nossa Olimpíada de Língua Portuguesa tem um curso virtual sob medida para vocês, com reflexões sobre a família da resenha, chamado Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas.

Obrigada pelo envio das perguntas, um abraço e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, ensino de literatura, formação leitora, literaturas e identidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, poema, Luiz Gama, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, formação docente, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000