Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Avaliação e o processo de aprendizagem

Portal Escrevendo o Futuro

06 de agosto de 2023

Avaliação e o processo de aprendizagem

Avaliação e o processo de aprendizagem

Olímpia aborda a importância da avaliação formativa no processo da recomposição das aprendizagens dos(das) estudantes e compartilha algumas iniciativas que podem inspirar os(as) professores(as).

 

Dedicados educadores e educadoras,

Neste mês de férias e de merecido descanso, entendo ser importante recuperar as discussões firmadas por aqui, no intuito de revisitar questões e fomentar futuras reflexões alinhadas ao fazer pedagógico de vocês.

Refazendo nosso percurso, iniciamos o ano embalados(as) pelos magníficos dizeres de bell hooks e Maya Angelou, presentes no texto Chegou 2022! – convite ao esperançar. Na sequência, nosso espaço de troca e boa prosa convidou vocês - por meio da publicação Hora de compartilhar as inquietações pedagógicas! - para um ajuste no olhar voltado à avaliação diagnóstica como estratégia do processo de recomposição das aprendizagens, envolvendo a possibilidade de envio de “mensagens docentes” pelo nosso mural, a fim de retratar o caminho de volta às aulas e as questões que demandavam maior destaque no trabalho com as turmas.

A escuta atenta de tais relatos levou-nos ao texto Um olhar para a priorização curricular, contemplando os Mapas de Foco da BNCC e a classificação das habilidades (com ênfase nas aprendizagens focais), no intuito de iluminar a questão do acolhimento dos saberes dos(as) estudantes, assim como das essenciais necessidades de aprendizagem.

Na continuidade de nossa reflexão, mais uma vez, os dizeres de vocês no mural promoveram a condição de não apenas discutirmos sobre a avaliação diagnóstica de forma mais detalhada, por meio do texto O diagnóstico como estratégia de recomposição das aprendizagens, mas também planejarmos e anunciarmos a realização de uma live com os professores Clecio Bunzen e Patrícia Calheta, a qual envolveu a questão da avaliação diagnóstica da produção textual de estudantes do Ensino Fundamental II.

Sob efeito de muitas questões apresentadas ao longo da live, dediquei a publicação seguinte – Inquietações docentes sobre avaliação diagnóstica e ensino – para resumir a discussão virtual e responder a algumas das dúvidas de vocês.

Todo esse percurso reflexivo teve como principal objetivo caminhar ao lado de cada docente, na tentativa de compreender dificuldades e desafios, propondo pontos de reflexão e de atenção favoráveis aos avanços na aprendizagem dos(as) estudantes.

Agora que falamos sobre o processo de recomposição das aprendizagens, especialmente das estratégias de adaptação curricular, avaliação diagnóstica, adaptação do tempo e de práticas pedagógicas, vale apostarmos na estratégia vinculada ao material didático apropriado.

O olhar para os materiais surge, assim, como efeito do trabalho com a avaliação diagnóstica e a adaptação curricular, com vistas a promover, inclusive, a condição de uma investigação de cunho processual, abrindo espaço para o investimento reflexivo na avaliação formativa.

Como sabemos, tão importante quanto investigar saberes prévios e os não saberes de cada turma (pela avaliação diagnóstica) é planejar experiências didáticas significativas para os(as) estudantes. Nesse sentido, contar com algumas inspirações, considerando a adaptação em função da realidade e das necessidades de aprendizagem locais, poderá contribuir para a efetiva construção de conhecimentos, favorecendo uma investigação processual da apropriação de conhecimentos (pela avaliação formativa).

Vale lembrar que a avaliação formativa elege como foco os processos de ensino e de aprendizagem, o que significa retratar uma aposta no olhar avaliativo ao longo de todo o processo educacional. Por meio de projetos, sequências didáticas, atividades práticas, exercícios, tarefas, observações do(a) professor(a), entre outras, são levantadas informações sobre a aprendizagem dos(as) estudantes, de modo a assegurar a condição de retomar, revisar e replanejar conteúdos no decorrer do processo, com vistas à superação de dificuldades de aprendizagem.

Desse modo, uma prática educativa atrelada ao enfoque formativo nos processos de aprendizagem tende a potencializar o desempenho dos(as) estudantes, pois há a condição de ajustar as experiências didáticas às necessidades de aprendizagem ao longo do percurso de construção do conhecimento.

Vamos juntos(as) apreciar iniciativas inspiradoras voltadas à avaliação e ao processo de aprendizagem?

Um abraço carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento de aula, planejamento docente, sequência didática, gestos didáticos

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, poema, Luiz Gama, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, revista NPL, formação docente, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000