Olá, professor e professora!
Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.
A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.
A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!
Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!
Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,
Olímpia
Com foco na Etapa Municipal, que acontece de 20 a 31 de agosto, Olímpia explica a organização da Comissão Julgadora Municipal, incluindo as funções do representante e dos avaliadores, bem como o acesso aos materiais. Confira!
As “emoções olímpicas” não param... Em 16 de agosto, finalizamos o período de realização das Comissões Julgadoras Escolares e, agora, estamos a todo vapor, caminhando ao lado de vocês para a realização das Comissões Julgadoras Municipais!
No período de 20 a 31 de agosto, nosso maior foco está na Etapa Municipal e, por isso, nossos canais de acolhimento às dúvidas de vocês permanecem à disposição, sendo eles: Central de Atendimento no telefone 0800 7719310, e-mail olimpíada@cenpec.org.br e Fale conosco.
Já divulgamos diferentes publicações aqui no Portal, com destaque ao vídeo-tutorial e ao arquivo em PDF com o passo a passo da Comissão Julgadora Municipal (CJM), além de outras informações que vocês poderão acessar pelos links abaixo:
- Saiba como funciona a Etapa Municipal e conheça o papel da Comissão Julgadora Municipal
- Representante da Comissão Municipal: confira o passo a passo para o acesso e a avaliação dos materiais durante a Etapa Municipal – (vídeo e PDF)
- 6º. Webinário sobre a Etapa Municipal e a Comissão Julgadora Municipal
- Regulamento da 7ª. edição da Olimpíada de Língua Portuguesa
Como de costume, recolhi um conjunto de 7 dúvidas que chegaram de forma recorrente até a nossa equipe e passo a apresentar perguntas (com acesso à resposta, clicando em cada questão) apostando em clarear o caminho e favorecer ações certeiras:
1. Quem é responsável pela Comissão Julgadora Municipal (CJM)?
O responsável é o(a) representante da Secretaria de Educação. É essa pessoa que deverá compor a Comissão e se responsabilizar pelo acompanhamento do trabalho até o envio da ata.
2. Qual o número mínimo de membros da CJM? Quem pode participar?
A CJM deverá ser composta por, no mínimo, 3 integrantes, mantendo sempre um número ímpar de membros. Segundo o Regulamento da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (2021, p.08), poderão compor a Comissão: representantes das redes de ensino participantes, representantes da comunidade reconhecidos pelo domínio da Língua Portuguesa (repentistas, contadores de histórias, jornalistas, escritores, poetas, produtores de audiovisual) e professores(as) de Língua Portuguesa não inscritos na Olimpíada.
3. Como os materiais chegarão às mãos dos membros da CJM?
Com a realização das Comissões Julgadoras Escolares, todo o material da 7ª edição da Olimpíada (Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma) dos professores(as) e respectivas turmas selecionados(as) já foi inserido no ambiente das Comissões do Portal Escrevendo o Futuro. Assim, a partir das Comissões Julgadoras Municipais, todos os integrantes terão de acessar o ambiente da Comissão Julgadora e, assim, conferir os materiais já inseridos. Portanto, não há nenhuma necessidade de envio de materiais impressos!
4. Como funciona a CJM, se apenas o município ou o estado fizer a adesão?
Retomo novamente o Regulamento da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (2021, p.09) para apresentar os esclarecimentos a seguir:
5. Quais os principais passos do trabalho dessa Comissão?
Depois que o(a) representante já formou a CJM, fez a inscrição de cada membro no Portal (área da CJM) e distribuiu os Relatos por membro da Comissão, o caminho a ser seguido prevê: a leitura e a atribuição de notas para Relato, Linha do tempo e Álbum da turma por parte de cada avaliador(a); a discussão com toda a Comissão para a seleção dos Relatos (e demais materiais) que seguirão para a Etapa Estadual, a inserção dos resultados no Portal e, quando tudo estiver correto e bem conferido, o envio da ata.
6. Como será feita a ata da CJM?
Tal qual ocorreu na Etapa Escolar, a ata é gerada automaticamente pelo sistema, quando o trabalho de seleção terminar e forem salvos todos os resultados. Importante: a leitura atenta da ata e a conferência de todos os dados são imprescindíveis, ainda antes do envio. Uma vez enviada a ata, não haverá como alterar os dados apresentados. Todo cuidado nessa hora!
7. Pode fazer a CJM presencialmente?
A decisão de fazer a Comissão de forma presencial ou virtual deverá ser tomada por todos os membros de cada Comissão Julgadora Municipal. Ressaltamos a necessidade de serem tomados os cuidados sanitários, considerando o contexto da pandemia, caso a reunião ocorra presencialmente.
A prosa continua, certo?
Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,
Olímpia
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.