Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª. Olímpia
Pergunta:

Com foco na Etapa Municipal, que acontece de 20 a 31 de agosto, Olímpia explica a organização da Comissão Julgadora Municipal, incluindo as funções do representante e dos avaliadores, bem como o acesso aos materiais. Confira!

 

Queridos educadores, queridas educadoras

As “emoções olímpicas” não param... Em 16 de agosto, finalizamos o período de realização das Comissões Julgadoras Escolares e, agora, estamos a todo vapor, caminhando ao lado de vocês para a realização das Comissões Julgadoras Municipais!

No período de 20 a 31 de agosto, nosso maior foco está na Etapa Municipal e, por isso, nossos canais de acolhimento às dúvidas de vocês permanecem à disposição, sendo eles: Central de Atendimento no telefone 0800 7719310, e-mail olimpíada@cenpec.org.br e Fale conosco.

Já divulgamos diferentes publicações aqui no Portal, com destaque ao vídeo-tutorial e ao arquivo em PDF com o passo a passo da Comissão Julgadora Municipal (CJM), além de outras informações que vocês poderão acessar pelos links abaixo:

Saiba como funciona a Etapa Municipal e conheça o papel da Comissão Julgadora Municipal

Representante da Comissão Municipal: confira o passo a passo para o acesso e a avaliação dos materiais durante a Etapa Municipal – (vídeo e PDF)

6º. Webinário sobre a Etapa Municipal e a Comissão Julgadora Municipal

Regulamento da 7ª. edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Como de costume, recolhi um conjunto de 7 dúvidas que chegaram de forma recorrente até a nossa equipe e passo a apresentar perguntas (com acesso à resposta, clicando em cada questão) apostando em clarear o caminho e favorecer ações certeiras:

1. Quem é responsável pela Comissão Julgadora Municipal (CJM)?

O responsável é o(a) representante da Secretaria de Educação. É essa pessoa que deverá compor a Comissão e se responsabilizar pelo acompanhamento do trabalho até o envio da ata.

2. Qual o número mínimo de membros da CJM? Quem pode participar?

A CJM deverá ser composta por, no mínimo, 3 integrantes, mantendo sempre um número ímpar de membros. Segundo o Regulamento da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (2021, p.08), poderão compor a Comissão: representantes das redes de ensino participantes, representantes da comunidade reconhecidos pelo domínio da Língua Portuguesa (repentistas, contadores de histórias, jornalistas, escritores, poetas, produtores de audiovisual) e professores(as) de Língua Portuguesa não inscritos na Olimpíada.

3. Como os materiais chegarão às mãos dos membros da CJM?

Com a realização das Comissões Julgadoras Escolares, todo o material da 7ª edição da Olimpíada (Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma) dos professores(as) e respectivas turmas selecionados(as) já foi inserido no ambiente das Comissões do Portal Escrevendo o Futuro. Assim, a partir das Comissões Julgadoras Municipais, todos os integrantes terão de acessar o ambiente da Comissão Julgadora e, assim, conferir os materiais já inseridos. Portanto, não há nenhuma necessidade de envio de materiais impressos!

4. Como funciona a CJM, se apenas o município ou o estado fizer a adesão?

Retomo novamente o Regulamento da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (2021, p.09) para apresentar os esclarecimentos a seguir:

5. Quais os principais passos do trabalho dessa Comissão?

Depois que o(a) representante já formou a CJM, fez a inscrição de cada membro no Portal (área da CJM) e distribuiu os Relatos por membro da Comissão, o caminho a ser seguido prevê: a leitura e a atribuição de notas para Relato, Linha do tempo e Álbum da turma por parte de cada avaliador(a); a discussão com toda a Comissão para a seleção dos Relatos (e demais materiais) que seguirão para a Etapa Estadual, a inserção dos resultados no Portal e, quando tudo estiver correto e bem conferido, o envio da ata.

6. Como será feita a ata da CJM?

Tal qual ocorreu na Etapa Escolar, a ata é gerada automaticamente pelo sistema, quando o trabalho de seleção terminar e forem salvos todos os resultados. Importante: a leitura atenta da ata e a conferência de todos os dados são imprescindíveis, ainda antes do envio. Uma vez enviada a ata, não haverá como alterar os dados apresentados. Todo cuidado nessa hora!

7. Pode fazer a CJM presencialmente?

A decisão de fazer a Comissão de forma presencial ou virtual deverá ser tomada por todos os membros de cada Comissão Julgadora Municipal. Ressaltamos a necessidade de serem tomados os cuidados sanitários, considerando o contexto da pandemia, caso a reunião ocorra presencialmente.

A prosa continua, certo?

Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé