Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

logo olimpia

Olá, professor e professora!

Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.

A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.

A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!

Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!

Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,

Olímpia

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª. Olímpia
Pergunta:

Olímpia organizou um percurso sobre a Etapa Escolar do concurso, detalhando o trabalho realizado pela Comissão Julgadora Escolar, que é responsável pela seleção dos Relatos de prática, Linha do tempo e Álbum da turma. Vamos trilhar o percurso para saber mais?

 

Talentosos(as) educadores e educadoras,

Com o término do prazo para a entrega à direção da escola dos materiais referentes à 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, é hora de focarmos nossa atenção no trabalho realizado pela Comissão Julgadora Escolar, a primeira etapa do processo de seleção dos Relatos de prática, Linha do tempo e Álbum da turma.

Com o intuito de colaborar com informações claras e objetivas, organizei um percurso sobre a Etapa Escolar do concurso. Vamos conferir, clicando nas perguntas numeradas?

Perguntas:

1. Quem participa?

Coordenada pelo(a) diretor(a) da escola, a Comissão Julgadora Escolar deve ser composta por três a cinco avaliadores, como professores de Língua Portuguesa que não estejam inscritos nesta edição da Olimpíada, representantes dos pais de estudantes que não estejam participando do concurso ou representantes da comunidade que sejam reconhecidos pelo domínio da Língua Portuguesa e da área do audiovisual, como, por exemplo, repentistas, cordelistas, contadores de histórias, jornalistas, escritores e poetas. Os avaliadores da Comissão não podem ter qualquer tipo de vínculo familiar, parental ou socioafetivo com os professores ou os alunos das turmas inscritas.

2. O que avaliar?

Na 7ª edição da Olimpíada, os materiais a serem avaliados são: Relato de prática (texto reflexivo escrito pelo professor como registro de suas vivências com a turma no ensino de um gênero discursivo), Linha do tempo (últimas versões produzidas pelos estudantes e materiais preliminares representativos do percurso vivido) e Álbum da turma (registro único – vídeo-minuto, áudio-minuto, foto, meme - acompanhado de uma legenda, que retrate um momento marcante do trabalho desenvolvido).

3. Como avaliar?

Todo o material encaminhado para a Comissão Julgadora Escolar deverá ser avaliado a partir dos critérios previamente estabelecidos pela Olimpíada e inseridos nas grades de avaliação do Relato de prática, da Linha do tempo e do Álbum da turma. Para acesso aos critérios, clique aqui.

4. Quais as ações?

São 3 as principais ações da Comissão Julgadora Escolar: 1. O diretor cria a Comissão Julgadora Escolar com 3 a 5 avaliadores; 2. A Comissão Julgadora Escolar escolhe os materiais produzidos pelos professores e suas turmas em cada categoria/gênero do concurso e, por fim, 3. O diretor insere os materiais escolhidos, cadastra os avaliadores participantes da Comissão Julgadora Escolar para gerar a ata no portal www.escrevendoofuturo.org.br, na área da Comissão Escolar.

5. E a ata?

A ata não será elaborada pela Comissão Julgadora Escolar, mas sim gerada automaticamente pelo sistema, em função da inserção dos materiais selecionados e das informações, na área específica da Comissão. A ata deverá ser enviada pelo Portal e, assim, o trabalho na etapa escolar será finalizado.

6. Quando inserir no Portal?

No período de 06 a 16 de agosto, o diretor deverá inserir os materiais selecionados pela Comissão Julgadora Escolar, considerando as categorias do concurso nas quais a escola irá participar (1 Relato de prática, com Linha do tempo e Álbum da turma, por categoria/gênero discursivo).

7. Como inserir no Portal?

A inserção dos materiais no Portal Escrevendo o Futuro está detalhadamente anunciado no vídeo-tutorial sobre a etapa escolar e, ainda, se preferir, na versão em pdf.

Continuo pertinho de vocês, sempre na torcida!

Abraço carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé