Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª. Olímpia
Pergunta:

Olímpia responde às principais dúvidas sobre os três materiais para a Olimpíada: a elaboração do Relato de prática e a seleção de materiais para a Linha do tempo e o Álbum da turma. Confira!

 

Talentosos professores e professoras,

Sabemos que vocês estão envolvidos(as) com a realização das oficinas vinculadas aos Cadernos Docentes, de olho no prazo de 05 de agosto para finalização da organização de materiais que integram a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, a saber: Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma.

Em diferentes seções do Portal, temos dedicado espaço privilegiado para orientações sobre cada um desses materiais, na tentativa de dirimir dúvidas e otimizar a participação reflexiva de vocês e de cada uma das turmas para as quais vocês ministram aulas. Não apenas aqui, no “Pergunte à Olímpia”, mas também em diferentes matérias e webinários, nosso maior investimento está em caminhar ao lado de cada um(a), buscando valorizar as experiências vividas com os(as) estudantes e os modos singulares de apostar na construção do conhecimento, em tempos de pandemia.

Pensando na necessidade de destacar a questão da produção de materiais para a participação efetiva na Olimpíada, vale (re)ver as reflexões apresentadas no 4º webinário, realizado em 10 de junho de 2021:

As orientações e os exemplos apresentados e vinculados à elaboração do Relato de prática e à seleção de materiais para a Linha do tempo e o Álbum da turma evidenciam a importância de um olhar atento do(a) professor(a), a fim de não “deixar escapar” nenhum detalhe.

Como mais uma forma de contribuir com a ação de todos(as) vocês, seguem 7 perguntas e respostas enviadas ao e-mail olimpiada@cenpec.org.br, pelas redes sociais (Facebook e Instagram) ou mesmo recebidas na nossa Central de Atendimento (0800-7719310).

Clique nos tópicos abaixo para ler os conteúdos:

1. Qual o tamanho do texto do Relato de prática?

São 15.000 caracteres com espaço. No Regulamento, assim como nas orientações sobre o Relato de prática, essa e outras informações estão disponíveis. Vale a pena conferir!

2. Na Linha do tempo, as produções dos(as) estudantes precisam ser digitadas?

Não. As produções escritas que compõem a Linha do tempo deverão ser fotografadas do modo como foram realizadas ou salvas em pdf. Assim, as Comissões Julgadoras poderão apreciar os avanços dos(as) estudantes, com o passar do tempo (lembrando que, para os gêneros poema, memórias, crônica e artigo de opinião deverão ser selecionados 2 estudantes por turma e, no caso do documentário, 2 trios de estudantes por turma). Para consulta sobre a composição da Linha do tempo, sugiro a leitura das orientações.

3. O que pode ser enviado como Álbum da turma?

Para o Álbum da turma, cada professor(a) com seus(suas) estudantes escolherá um registro representativo do trabalho com as oficinas vinculadas a um gênero discursivo olímpico. Pode ser um áudio-minuto, vídeo-minuto, fotografia, entre outras opções, indicadas nas orientações sobre Álbum da turma.

4. Onde devo inserir os materiais para a seleção na Comissão Julgadora Escolar?

Para a etapa escolar, você não deverá enviar os materiais para o Portal, mas sim entregá-los para o(a) diretor(a) da sua escola, pois ele(a) será a pessoa responsável por organizar a Comissão Julgadora que selecionará quais Relatos de prática (junto com os materiais da Linha do tempo e do Álbum da turma) seguirão para a etapa municipal.

5. Qual o momento certo de inserir os materiais no Portal para o Concurso?

Esse momento é após o resultado da Comissão Julgadora Escolar, que será realizada no período de 06 a 16 de agosto de 2021. Com o Relato de prática, a Linha do tempo e o Álbum da turma selecionados para a Comissão Julgadora Municipal, o(a) diretor(a) com o(a) professor(a) farão o encaminhamento dos materiais no Portal até o dia 16 de agosto (confira o cronograma para não perder nenhuma data).

6. Na hora de enviar os materiais no Portal, devo enviar tudo no mesmo arquivo?

Não. Na área reservada para o envio dos materiais – a ser aberta no Portal, no período da Comissão Julgadora Escolar - você encontrará um tutorial com o passo a passo, o qual indicará o local exato para inserir cada um dos materiais que compõem o conjunto de produções da 7ª edição da Olimpíada.

7. Como as Comissões Julgadoras avaliarão cada material da 7ª edição da Olimpíada?

Todas as Comissões Julgadoras – da escolar à nacional – utilizarão as grades de avaliação do Relato de prática, da Linha do tempo e do Álbum da turma. Confira aqui os critérios de avaliação de cada material.


Continuo à disposição para as dúvidas de vocês!

Um abraço carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé