Olá, professor e professora!
Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.
A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.
A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!
Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!
Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,
Olímpia
A partir de exemplos dos conteúdos disponibilizados no aplicativo Telegram, Olímpia mostra como o novo recurso pode ajudar a prática de professores e professoras no desenvolvimento das atividades da Olimpíada. Confira!
No caminho de sempre iluminar informações e explorar conteúdos vinculados à 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, vimos conversando de diferentes formas, sendo as últimas vinculadas ou ao enunciado brincante “não confunda” (no texto “Relato de prática: não confunda!”) ou a um teste olímpico (na publicação “Teste seus conhecimentos sobre a 7ª edição da Olimpíada”).
Todos os escritos têm sido elaborados sob efeito das perguntas de vocês, tanto aqui quanto em outros cantinhos do Portal, tal como a recente publicação “Passo a passo do Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma”.
Seguramente, com o passar do tempo e o desenvolvimento do trabalho a partir de nossos Cadernos Docentes, vocês têm experimentado adaptações e desafios envolvidos no contexto do ensino remoto. E como tanto sabem, a equipe do Portal trabalha para sempre caminhar ao lado de todos(as), disponibilizando recursos que possam acolher dificuldades e otimizar a condição de aposta na aprendizagem de nossos(as) estudantes.
Como uma das possibilidades de favorecer ações de nossos professores e professoras, as “Pílulas pedagógicas” estão disponíveis pelo aplicativo gratuito Telegram e são organizadas em função dos gêneros olímpicos (Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião). O acesso aos conteúdos é bastante simples, e vocês podem encontrar informações detalhadas no texto “Pílulas pedagógicas trazem propostas para os cinco gêneros”.
Tenho acompanhado a boa prosa por lá e resolvi trazer um tantinho dos conteúdos compartilhados, no intuito de favorecer a compreensão por parte de quem ainda não conhece as Pílulas. Acompanhe as recentes publicações:
Poetas da Escola - Poema (5º ano do EF)
A partir da apresentação do poema Canção do exílio, de Gonçalves Dias, uma envolvente reflexão é apresentada pela pergunta “O que rima com saudade?”. Na sequência, uma chamada ao olhar para a saudade da terra natal e de tudo aquilo que a torna única acompanhada pelo convite para a articulação com o tema da Olimpíada - “O lugar onde vivo” -, em função da análise do poema e da produção de uma paráfrase ou paródia. A pílula conta, ainda, com um passeio imperdível por outras paisagens, explorando materiais que favorecem a realização certeira e significativa da proposta.
Se bem me lembro - Memórias literárias (6º e 7º anos do EF)
Embalados(as) pela fala e pela imagem acolhedoras da artista Izabel Mendes da Cunha, somos transportados ao município de Santana do Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais), apreciando seu relato sobre a infância e o ofício de modelar bonecas de barro. Essa viagem pelos encantos de “uma mestra na arte de fazer bonecas” também convoca nosso olhar para as questões: como faríamos para escrever a história de Izabel? De que maneira é possível garantir que as características de sua fala se mantenham em um texto escrito, que seja também fluido e gostoso de ler? Na pílula, há ainda indicações caprichadas para enriquecer a proposta e levar toda(s) a(s) turma(s) a reflexões instigantes sobre as relações entre oralidade e escrita.
A ocasião faz o escritor - Crônica (8º e 9º anos do EF)
Tudo começa com uma fotografia do Carnaval no Rio de Janeiro; daquelas imagens que fazem parar o tempo só para podermos contemplar todos os detalhes! Na sequência, o título “Figuras de linguagem: construindo beleza e sensibilidade” captura nossa atenção para os escritos de Luiz Antônio Simas, na crônica “O mergulho nas brasilidades”, levando-nos à exploração da gradação, figura de linguagem retratada no texto de forma potente e envolvente, e ao vínculo com o tema da Olimpíada “O lugar onde vivo”, com vistas a compor uma reflexão sobre elementos que singularizam os modos de vida de cada lugar e maneiras de celebrar, dançar, brincar que evidenciam outros modos de viver. Pra encerrar, vale apostar no passeio pelos links indicados!
Olhar em movimento – Documentário (1ª e 2ª séries do EM)
Com o título “Máquinas do tempo”, somos levados à apreciação dos curtas-metragens “Suellen e a Diáspora Periférica”, “Antonieta” e “Fartura” e, mesmo sem perceber, mergulhamos nas memórias de experiências individuais e coletivas. Essas lembranças revelam-se como possibilidades na produção de um documentário, mas é preciso zelar pelos direitos autorais e direitos de personalidade. Querem saber quais são as orientações e as autorizações necessárias para compor com sua(s) turma(s) um trabalho rico e ético? Já sabem onde procurar!
Pontos de Vista – Artigo de opinião (3ª série do EM)
“Argumentar com números” é o título da recente pílula sobre Artigo de opinião, publicada com o intuito de promover uma discussão sobre os desafios da construção de argumentos. Focada no trabalho de análise de infográficos, busca compor relações entre a compreensão de números - no caso, impressionantes, já que representam o peso do lixo descartado pelos brasileiros em uma semana – e estratégias argumentativas como a comparação. Ainda, são enfatizadas possibilidades de pesquisa diante do lugar onde vivem nossos(as) articulistas.
Ficaram interessados(as) e com vontade de conferir de perto esse presente olímpico? Então, acessem nossas Pílulas pedagógicas e levem ainda mais reflexão e conhecimento para sua(s) turma(s)!
Um abraço carinhoso, obrigada e até já,
Olímpia
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.