Passo 1
Fazer a inscrição (docente) e a adesão (Secretaria de Educação)
Tudo começa na inscrição do(a) professor(a) e na adesão da Secretaria de Educação. Para facilitar o processo, estão disponíveis dois tutoriais (inscrição e adesão), além do vídeo do primeiro webinário (realizado no dia 7 de abril, com informações e esclarecimento de dúvidas sobre inscrição e adesão):
Clique aqui para ver o tutorial de inscrição para professores(as)
Clique aqui para ver o tutorial de adesão para as Secretarias de Educação
Clique aqui para ver o primeiro webinário
Após apreciar os vídeos, se ainda houver dúvidas, temos dois canais de comunicação: o telefone da Central de Atendimento 0800 7719310 e o e-mail olimpiada@cenpec.org.br
Passo 2
Acessar os Cadernos Docentes
Depois de realizada a sua inscrição, você, professor(a), poderá acessar os Cadernos Docentes, que são publicações voltadas a cada um dos gêneros discursivos da Olimpíada, com oficinas vinculadas às diferentes práticas de linguagem, com vistas a favorecer o estudo sistemático do gênero em destaque na turma. Trata-se de um conjunto de propostas – no caso dos gêneros escritos, a partir de uma sequência didática – que favorece o desenvolvimento do trabalho pela exploração de textos, áudios e vídeos, a serem estudados previamente pelo(a) professor(a) e selecionados a partir dos conhecimentos prévios da turma. A investigação desses saberes prévios poderá ser feita pela interação síncrona com os(as) estudantes, seguindo as sugestões presentes nos Cadernos, no caso da turma ter acesso à internet e utilizar plataformas como Google Meet, Zoom, Teams entre outras, ou de forma assíncrona, solicitando que estudantes sem acesso ao ensino remoto possam, por exemplo, receber e realizar a atividade impressa, sendo integrada ao conjunto de informações obtidas virtualmente.
Passo 3
Conhecer a proposta do Relato de prática
De acordo com as orientações presentes no Portal, “o Relato de prática é um texto reflexivo escrito por você, professor ou professora, no qual conta sua experiência com as atividades realizadas com estudantes na produção de um dos gêneros da Olimpíada: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de opinião e Documentário. É importante que seu relato tenha como foco um tema que considere relevante em relação ao trabalho desenvolvido”.
Nesta 7ª edição, diferente das edições anteriores, todos os professores e todas as professoras que participarão da Olimpíada escreverão um Relato de prática, que será enviado para as Comissões Julgadoras (desde a etapa escolar) acompanhado da Linha do Tempo e do Álbum da turma.
A linha do tempo refere-se a uma amostra de produções finais representativas e suas respectivas versões preliminares. Segundo as orientações, “no caso do trabalho com os gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de opinião, devem ser selecionadas duas produções textuais finais e duas versões preliminares de cada uma; para o Documentário, serão duas produções audiovisuais finais e outros dois materiais preliminares (storyboard, sinopse, argumento, roteiro, entre outros) de cada produção. As diferentes versões são organizadas em uma linha do tempo, que deve apresentar um recorte significativo do percurso de produção textual ou audiovisual da turma”.
Um exemplo: para os gêneros escritos, após as vivências nas oficinas e a produção de textos por parte de toda a turma, o(a) professor(a) e os(as) estudantes conhecerão todos os textos elaborados e escolherão dois que melhor representam a turma. Então, o(a) docente encaminhará para a Comissão as versões escritas produzidas por cada autor(a) dos dois textos selecionados, considerando as versões preliminares até a chegada à versão final (pode ser a versão inicial - escrita com base nos conhecimentos prévios -, a versão mais próxima à final - com demandas de ajustes pontuais, como ortografia e pontuação - e, finalmente, a versão final). Assim, no total, serão 6 textos encaminhados junto com o Relato de prática e o álbum da turma. Entenderam por que chama “linha do tempo”? Afinal, está em evidência a possibilidade de mostrar os avanços nas produções escritas, ao longo do tempo de trabalho nas oficinas e do aprendizado dos(as) estudantes.
Já o álbum da turma, ainda de acordo com as orientações, é um registro de algum momento importante do trabalho realizado. Assim, “você e a turma selecionam um registro para ilustrar algum momento expressivo e escrevem uma legenda que contribua para a compreensão do material selecionado. O registro pode ser uma fotografia, vídeo, áudio, storyboard, trailer, meme... Usem a imaginação para pensar em conteúdos multimídia para compartilhar momentos importantes”!
Passo 4
Considerar adaptações para o ensino remoto
Desde o início da pandemia, estamos vivendo dificuldades e tendo de (re)inventar formas de não apenas “fazer chegar” nossas propostas aos(às) estudantes, mas também modos de acolher dúvidas e conseguir monitorar as dificuldades e os avanços na aprendizagem. Pensando nisso, a Olimpíada se apresenta como uma oportunidade; uma maneira de favorecer a construção de conhecimentos pela oferta de atividades e de recursos diversificados e alinhados às diretrizes da BNCC no trabalho com competências e habilidades. Ao navegar pelos Cadernos Docentes (versão virtual) ou ler e folhear as páginas (versão pdf para baixar e imprimir), professores(as) poderão selecionar oficinas e atividades que melhor representam as necessidades de aprendizagem da turma, assim como estudantes poderão realizar as propostas, explorando diferentes aspectos atrelados ao gênero discursivo em foco.
Sabemos que nada substitui a presença de professores(as) e estudantes em sala de aula, mas também sabemos que é preciso encontrar caminhos. O rádio, a TV, a ligação telefônica, os computadores, os tablets, os celulares, as cartas e as atividades impressas têm sido utilizados para aproximar estudantes do conhecimento e, nesta edição, nossa intenção é justamente valorizar o protagonismo de professores e o engajamento de estudantes de todo o país. Por isso, vamos realizar webinários (inclusive sobre o ensino remoto), socializar boas práticas, apoiar formações nas redes de ensino e disponibilizar recursos que possam iluminar trajetórias e promover encontros com a aprendizagem.