Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª. Olímpia
Pergunta:

Com o intuito de continuarmos a caminhar juntos e refletirmos sobre práticas pedagógicas, Olímpia propõe uma nova enquete, agora sobre a utilização de sequências didáticas diante de realidades distintas.

 

Dedicados professores, dedicadas professoras

Desde o início da pandemia, nós, da Equipe do Portal, procuramos “estar de mãos dadas” com vocês, oferecendo - aqui no Pergunte à Olímpia e nos mais diversos espaços formativos do Portal Escrevendo o Futuro – oportunidades de escuta, análise, reflexão e investigação de realidades, demandas e práticas educativas que, por um lado, pudessem dar voz às dificuldades enfrentadas por todos e todas neste complexo ano, em meio à pandemia e ao ensino remoto emergencial e, por outro, pudessem dar lugar de destaque a “alternativas propositivas”, no sentido de caminhar com vocês em busca de propostas de aprofundamento teórico, metodológico e prático, visando ao melhor ajuste diante de diversificadas realidades, fragilidades e necessidades de professores e estudantes.

Movidos por essa vontade de “junto caminhar”, abrimos um espaço privilegiado para a escuta docente – por meio do Mural da Olímpia – e pudemos pensar em formas de melhor compreender e tentar enxergar outras vias de acesso de nossos alunos e alunas ao conhecimento, explorando a discussão sobre metodologias ativas (com ênfase no trabalho com projetos, nas sequências didáticas e no ensino híbrido). Nessa mesma direção, refletimos sobre os eixos da BNCC e variados recursos elaborados e disponibilizados no Portal para o mais consistente trabalho com a oralidade, a produção (escrita e multissemiótica), a leitura/escuta, a análise linguística/semiótica e, ainda, o campo de atuação artístico-literário.

Agora, com a proposta da enquete sobre o trabalho com Sequência Didática (SD) e Ensino, estamos diante de uma nova possibilidade de lançarmos uma lupa na direção de distintas realidades para, a partir delas, avançarmos na reflexão sobre o ensino de metodologias ativas (como a SD e o ensino híbrido), considerando o atual cenário de ensino remoto emergencial e mesmo o potencial cenário de ensino ora presencial, ora virtual, em 2021.

Então, aceitam o desafio de continuarmos a pensar juntos sobre os rumos de nossas práticas e intervenções didáticas? Em caso afirmativo, respondam à enquete a seguir apresentada. Vale lembrar que é possível marcar mais de uma alternativa, quando necessário:

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

 

Contamos com a participação de vocês e, desde já, agradecemos pela fundamental parceria e colaboração.

Bj carinhoso e até já,

Olímpia (em nome de toda a Equipe do Portal Escrevendo o Futuro)

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé