Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Enquete: o primeiro lugar do eixo leitura

Portal Escrevendo o Futuro

05 de agosto de 2023

Enquete: o primeiro lugar do eixo leitura

Enquete: o primeiro lugar do eixo leitura

Após recolher os resultados de uma enquete feita no ano passado, Professora Olímpia fala sobre estratégias de leitura.

 

Dedicados educadores,

 

A partir desta semana, farei um conjunto de publicações atreladas aos assuntos mais votados em nossa enquete (retomada em “2020 chegou! Vamos seguir juntos?”), de modo a atender às demandas e aos interesses de vocês, a quem muito agradeço pela ampla participação.

Vamos começar pelo eixo da leitura, no qual o assunto com o número maior de votos foi “estratégias de leitura”. Confesso que fiquei até surpresa com tal resultado, pois vimos tratando da formação do sujeito leitor – e das estratégias de leitura para o trabalho docente – ao longo de diversas publicações do “Pergunte à Olímpia”; mas, talvez, seja a necessidade de nossos estudantes que esteja “batendo à porta” de forma recorrente, em tempos de implementação dos currículos norteados pela BNCC... Então, vamos dar voz de destaque a esses dizeres, certo?

Ao anunciarmos a reflexão sobre o eixo da leitura, temos de ter em mente que, de acordo com a BNCC (Brasil, 2017, p. 69):

O Eixo Leitura compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação, sendo exemplos as leituras para: fruição estética de textos e obras literárias; pesquisa e embasamento de trabalhos escolares e acadêmicos; realização de procedimentos; conhecimento, discussão e debate sobre temas sociais relevantes; sustentar a reivindicação de algo no contexto de atuação da vida pública; ter mais conhecimento que permita o desenvolvimento de projetos pessoais, dentre outras possibilidades.

Quando abordamos as práticas de leitura, estamos nos referindo não apenas aos conhecimentos vinculados ao ensino de estratégias iniciais de decodificação, mas também de compreensão e de interação do texto com o leitor (apreciação e réplica) postas em jogo na leitura de textos escritos, imagens estáticas (foto, pintura, gráfico, diagrama) ou em movimento (vídeos) e som (música).

Assim, a leitura de textos escritos, orais e multissemióticos demanda um constante investimento e tratamento, explorado pela BNCC (op cit, p. 70-72) em termos de dimensões inter-relacionadas às práticas de uso e reflexão, tais como: reconstrução e reflexão sobre as condições de produção e recepção dos textos pertencentes a diferentes gêneros e que circulam nas diferentes mídias e esferas/campos de atividade humana; dialogia e relação entre textos; reconstrução da textualidade, recuperação e análise da organização textual, da progressão temática e estabelecimento de relações entre as partes do texto; reflexão crítica sobre as temáticas tratadas e validade das informações; compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos em textos pertencentes a gêneros diversos; estratégias e procedimentos de leitura; adesão às práticas de leitura.

Para citar um exemplo, pensando no segmento do EFII, no eixo/prática de linguagem da leitura, campo jornalístico/midiático, observamos um conjunto de habilidades ligadas a diferentes objetos de conhecimento (BNCC, p.138-139):

Clique na imagem para ampliar


Diante desse cenário, a maior “aposta docente” precisa estar vinculada à ideia de que as estratégias de leitura devem ser exploradas pelo ensino contextualizado de habilidades, sempre por meio de textos, considerando os diferentes gêneros discursivos e campos da atividade humana. Tal raciocínio permitirá uma progressão no ensino, de forma que o trabalho cognitivo exigido por parte do estudante aumente pela exploração de gêneros discursivos cada vez mais complexos, que mobilizem processos de compreensão e reflexão sobre os textos cada vez mais sofisticados e densos.

Aqui no Portal Escrevendo o Futuro, há diversas “fontes de inspiração” para ajudar cada um de vocês a melhor compreender o trabalho com o eixo da leitura, dentre eles:

Como sempre, estou à disposição para “esticarmos a prosa”!

Bj carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

gestos didáticos, sequência didática, planejamento de aula, planejamento docente

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poesia, poema, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000