Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª Olímpia
Pergunta:

Nesta semana, Olímpia destaca as contribuições da Olimpíada na formação dos estudantes como leitores e produtores de textos.

 

Queridos professores

A partir da próxima semana – de 26/9 a 11/10 – os textos escritos (poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião) e multimodais (documentários), selecionados pelas Comissões Julgadoras Municipais, serão objeto de uma nova apreciação, agora nas Comissões Julgadoras Estaduais. Ainda antes de prosearmos sobre essa etapa de seleção (o que pretendo fazer na semana que vem), gostaria de dedicar nosso “encontro pela escrita” a uma questão que considero fundamental: as contribuições da Olimpíada para o investimento reflexivo contínuo na formação de nossos estudantes como leitores e produtores de textos.

Sei que muitos de vocês trabalharam com as oficinas propostas pelos Cadernos do Professor, envolvendo o ensino de diferentes gêneros discursivos, e puderam analisar os efeitos de uma metodologia – a sequência didática - que articula práticas de linguagem e promove a condição mais ampla e consistente de refletir sobre os elementos que compõem cada gênero escrito, diante do tema “o lugar onde vivo”.

Após esse processo, entendo que podemos apostar em sistematizar conhecimentos e, ao mesmo tempo, olhar adiante, no sentido de convocar novos desafios para o fazer docente. De forma mais clara, falo da necessidade de pensarmos em lições aprendidas e na proposição de práticas educativas cada vez mais aderentes à realidade e às necessidades dos estudantes.

Para deixar tudo bem didático, seguem 5 pistas e algumas perguntas sobre a prática pedagógica com sua turma. Penso que poderão contribuir para que a “reflexão não pare” e, assim, encontre sempre lugar de destaque nas salas de aula:

1 - A investigação dos saberes prévios

2 - O ensino de gêneros discursivos

3 - Os modos de avaliar

4 - O movimento de tornar público

5 - A relação com o currículo

Bem, acredito que tal reflexão poderá levar cada um de vocês a um lugar ainda mais significativo, contando com as experiências olímpicas como nutritivas fontes reflexivas para o fazer em sala de aula.

Que tal compartilharmos o aprendizado como professores? Estarei à espera das revelações.

Bj carinhoso, obrigada e até já

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé