Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª Olímpia
Pergunta:

Olímpia fala sobre artigo de opinião e encerra a primeira “rodada de conversas” sobre os gêneros da Olimpíada.

 

Queridos leitores

Com o texto desta semana, finalizamos a primeira “rodada de conversas” sobre os gêneros olímpicos! Caso alguém tenha se perdido em meio a tantas novidades e reflexões, vale recordar as últimas publicações: Memórias literárias: por um aprendizado lúdico; Crônica: a aposta na produção coletiva; Poema: análise de escritos iniciais; e Documentário: como motivar os alunos para a produção?

Agora, para falar do artigo de opinião, gênero previsto para o trabalho com alunos do 3o ano do EM, fui buscar nos comentários de vocês a voz da professora Eliane. Vamos conferir?

Olá a todos!

Estou participando com meus alunos com o gênero Artigo de Opinião, já realizamos algumas propostas e encaminhamentos para realização do trabalho. No entanto, o trabalho requer um maior direcionamento para o gênero sair a contento e persuasivo.

Eliane Stavinski Pereira

 

Com a leitura, chamou a minha atenção o fato de saber que as oficinas estão a todo vapor na sala de aula, envolvendo diferentes propostas, o que é excelente! Ao lado disso, a docente entende que os escritos dos alunos ainda carecem de um maior direcionamento, visando a produções mais aderentes ao gênero. E é exatamente nesse sentido que gostaria de colaborar!

Revisitando os materiais voltados ao estudo do gênero, penso ser importante destacar algumas oficinas do Caderno do Professor “Pontos de Vista”, assim como o já conhecido QP Brasil (Questões Polêmicas do Brasil: o jogo da argumentação), com a inédita possibilidade de acesso por arquivo pdf, e a novidade desta edição, o jogo virtual “Pontos de Vista”, disponível em lojas virtuais de aplicativos, podendo ser baixado em celulares, tablets e computadores. Todos esses produtos foram pensados justamente “para o gênero sair a contento e persuasivo”, como deseja a professora Eliane.

Vale ressaltar, como vimos fazendo, que a seleção de oficinas do Caderno do Professor é fundamental, realizada sempre a partir do diagnóstico inicial dos saberes da turma. Retomo tal questão pelo fato de que aqui retratarei um trabalho mais específico, voltado à construção de argumentos (que parece ter relação direta com a persuasão), sem o risco de entendermos que apenas tal reflexão seja importante para o aprendizado ou, ainda, que seja necessariamente essencial para todas as salas de aula do 3o ano do EM do país.

Dito isso, vamos conhecer mais de perto alguns produtos olímpicos para o trabalho com a argumentação?

- Caderno do Professor

- QP Brasil

- Jogo Virtual

Pra finalizar, deixo um convite para a participação de todos vocês, relatando como o trabalho com a argumentação tem sido feito na sua turma. Aproveitem para trocar ideias e, como sempre, deixar perguntas para os meus próximos escritos, combinado?

Um beijo a todos, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé