Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

SD: passos para “recuperar conteúdos”

Portal Escrevendo o futuro

01 de agosto de 2023

SD: passos para “recuperar conteúdos”

SD: passos para “recuperar conteúdos”

Sou professora do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Como planejar uma sequência didática adequada para “pagamento de matérias” (trata-se de alunos que vão para o ano subsequente devendo a disciplina do ano anterior), em mais ou menos 20h, uma vez que leciono durante o ano gramática, literatura e redação? Como recuperar esses conteúdos em pouquíssimos encontros e ainda planejar uma avaliação? Como é frustrante ter que lidar com alguns posicionamentos adotados pelo sistema de ensino.

Denise dos Santos

Cara professora Denise,

Entendo que sua situação possa parecer desconfortável, mas talvez para os alunos seja uma excelente oportunidade de rever alguns conteúdos e ampliar conhecimentos sobre um gênero do discurso, não é mesmo?

Pensando assim, acredito que sua proposta de trabalho vinculada ao planejamento de uma sequência didática (SD) poderá articular práticas de leitura, escrita e análise linguística, de forma a permitir uma avaliação processual e qualitativa.

Bem, mas vamos pensar nesse planejamento? Para tanto, seguem alguns passos.

O primeiro passo é selecionar o gênero a ser ensinado. Acredito que essa escolha não deverá ser aleatória, mas sim pensada em função dos gêneros previamente designados para o trabalho no 1ºe 2º anos, de modo a promover a retomada de aspectos já enfatizados em momento anterior, vinculados aos saberes dos alunos, investigados em uma roda de conversa (para discussão da situação de produção e ativação de conhecimentos prévios). Ao seguir esse passo inicial, você poderá planejar uma SD partindo de um gênero já conhecido pela turma, o que favorecerá a realização de significativas e envolventes propostas.

O segundo passo consiste em solicitar a produção de um primeiro texto do gênero, a fim de analisar o que os alunos já sabem sobre as características do gênero, o objetivo, os assuntos em circulação, entre outros aspectos. Essa primeira produção escrita também favorecerá o planejamento de oficinas, a partir das principais demandas para o trabalho reflexivo da turma.  

Assim, chegamos ao terceiro passo, ou seja, o planejamento e realização das oficinas, sendo todas elas vinculadas às demandas para a aprendizagem dos alunos em relação ao gênero em foco (veja que essa proposta alia o tempo disponível ao trabalho apenas com os enfoques necessários ao aprendizado do gênero!). Aqui, vale sempre destacar que as práticas de linguagem deverão ser contempladas de modo articulado, sempre pela vinculação a diferentes textos, exemplares do gênero. Nesse sentido, entendo ser bastante favorável a consulta aos Cadernos Virtuais “A ocasião faz o escritor” (pensado para alunos do 9ºano do EF e 1º ano do EM) e “Pontos de Vista” (voltado para estudantes de 2º e 3º anos do EM), que anunciam, respectivamente, o trabalho com os gêneros crônica e artigo de opinião. Ainda sobre esse material, merecem especial destaque os Jogos Virtuais“Crogodó”, “Foca”, “Grêmio” e “Lajenga”, pois colocam em evidência diferentes aspectos envolvidos no trabalho com os dois gêneros.

Ao longo das reflexões e vivências nas oficinas, você poderá organizar diferentes propostas de avaliação, elaboradas em função de distintos aspectos do gênero, discutidos com a turma. Ao lado de momentos de sistematização, essas propostas terão dois efeitos: de “balanço”, pensando nas aprendizagens dos alunos até determinado momento, e de “parada” para replanejamento, quando os dizeres dos alunos evidenciarem a necessidade de uma discussão mais ampla sobre um ou outro aspecto, antes de prosseguir. Dessa forma, você realizará uma avaliação processual e poderá ter maior clareza sobre a apropriação de conhecimentos por parte de toda a turma.

Finalmente, no quarto passo, é chegada a hora de propor mais uma produção escrita (poderá ser coletiva e individual ou apenas individual, a depender do seu planejamento e acompanhamento da classe). No caso do texto individual, a sugestão é de que você retome a produção escrita inicial e convide os estudantes a analisá-la, com vistas à reescrita, considerando todo o conhecimento apreendido no decorrer do trabalho nas diferentes oficinas. Assim, com as novas versões em mãos, você terá condições de, mais uma vez, avaliar avanços e efeitos, agora considerando os “frutos” de todo o processo de aprendizagem.

Para auxiliar no exercício de análise dos textos, seguem duas dicas de textos publicados na revista Na Ponta do Lápis, no 24:

Desejo um excelente trabalho e muito sucesso para toda a turma!

Obrigada pelo envio de sua pergunta.

Um abraço e até já,
Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, literaturas e identidades, ensino de literatura, literatura de autoria feminina

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poesia, poema, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, formação docente, revista NPL, línguas indígenas, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000