Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª Olímpia
Pergunta:

Olímpia fala sobre o diálogo entre as diretrizes curriculares e a proposta da Olimpíada

 

Professores queridos,

Depois do “café com prosa”, quando foram anunciados passos iniciais para a participação na 6a edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, recebi algumas perguntas sobre modos de promover o diálogo entre o trabalho já previsto com cada turma, em função das diretrizes curriculares, e a “proposta olímpica” do estudo dos gêneros discursivos, visando ao concurso de textos.

Resolvi, então, pesquisar currículos recentemente publicados, de forma a ilustrar pontos de articulação com a Olimpíada e, ainda, fomentar a discussão sobre a necessidade de integração entre dizeres norteadores e práticas pedagógicas.

Tal investigação resultou em um primeiro exercício reflexivo de aproximação, a seguir explicitado, entre o Currículo da Cidade de São Paulo – Língua Portuguesa e o Caderno Virtual Poetas da Escola (previsto para alunos do 5ano EF).

Para contextualizar a análise, o Currículo da Cidade de São Paulo foi elaborado ao longo do ano de 2017, à luz da discussão da BNCC, contando com a participação de diretores, coordenadores pedagógicos de todas as escolas de Ensino Fundamental da rede, gestores e técnicos das Diretorias Regionais de Educação, além da escuta a professores e estudantes. O documento baseia-se nas premissas de continuidade, relevância, colaboração e contemporaneidade, sendo “organizado em três ciclos (Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral) e apresenta uma Matriz de Saberes, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os Eixos Estruturantes, os Objetos de Conhecimento e os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento de cada Componente Curricular” (São Paulo, p. 15, 2017).

Como nossa atenção será voltada ao 5o ano, trataremos do Ciclo Interdisciplinar (4o ao 6o anos), elegendo relações entre três eixos estruturantes (das práticas de leitura de textos, produção de textos escritos e análise linguística) e alguns dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos para o ano em questão.

Na tentativa de facilitar esse exercício reflexivo, organizei um quadro, no qual são apresentados, do lado esquerdo, um eixo (prática de linguagem em foco) com alguns dos objetivos previstos no Currículo da Cidade de SP (op cit, p. 128-134) e, do lado direito, oficinas propostas no Caderno Virtual Poetas da Escola:  

 

CURRÍCULO SP: PRÁTICA/OBJETIVO

CADERNO DA OLIMPÍADA: OFICINA

Práticas de Leitura: Ouvir e ler textos literários de distintas culturas, como contos, mitos, lendas, crônicas, poemas e fábulas; Participar da leitura de textos literários diversos, discutindo aspectos relacionados à sua organização interna, marcas linguísticas e de estilo e relação existente entre linguagem verbal e ilustração.

Oficina 1: Memória de versos e mural de poemas

Oficina 2: O que faz um poema

Oficina 4: Dizer poemas

Oficina 5: Toda rima combina?

Oficina 6: Sentido próprio e figurado

Oficina 7: Comparação, metáfora, personificação

Oficina 8: Sonoridade na poesia

Oficina 9: O poema, as palavras e o som

Oficina 10: Poetas do povo

Oficina 11: O lugar onde vivo

Oficina 12: Um novo olhar

Oficina 13: Nosso poema

Oficina 14: Virando poeta

Oficina 16: Exposição ao público

Prática de Produção de textos escritos: Produzir quadrinhas e novas estrofes para poemas conhecidos, respeitando as características do texto-referência e da situação comunicativa, além de realizar as diferentes operações de produção de textos; Reescrever textos no gênero em estudo, respeitando a progressão temática, os conteúdos do texto-fonte e realizando as diferentes operações de produção de textos.

Oficina 3: Primeiro ensaio

Oficina 5: Toda rima combina?

Oficina 10: Poetas do povo

Oficina 13: Nosso poema

Oficina 14: Virando poeta

Oficina 15: Retoque Final

Prática de Análise linguística: Analisar as escolhas lexicais feitas nos textos produzidos, identificando a sua adequação (ou não) às intenções de significação; Identificar os efeitos de sentido provocados pelo uso da metáfora e comparação.

Oficina 5: Toda rima combina?

Oficina 6: Sentido próprio e figurado

Oficina 7: Comparação, metáfora, personificação

Oficina 8: Sonoridade na poesia

Oficina 9: O poema, as palavras e o som

Oficina 10: Poetas do povo

Oficina 11: O lugar onde vivo

Oficina 13: Nosso poema

Oficina 14: Virando poeta

Oficina 15: Retoque Final

Bem, caros leitores, como puderam observar, trata-se de um breve exercício para iluminar o caminho do encontro das propostas curriculares com os Cadernos Virtuais e, portanto, sem qualquer pretensão de alcançar a totalidade das relações possíveis ou esgotar o assunto. Nessa direção, cabe salientar que é priorizada a articulação das práticas de linguagem no decorrer do estudo do gênero discursivo, evidenciando, assim, a condição de explorar mais de uma prática de linguagem em uma mesma oficina do Caderno Virtual, assim como uma mesma prática em distintas oficinas.

Uma dica final: aproveitem essa oportunidade de diálogo para uma caprichada análise das Diretrizes Curriculares do componente de Língua Portuguesa propostas por sua rede de ensino, de olho nas relações com os objetivos e as orientações didáticas dos Cadernos Virtuais.

Agora, o espaço está aberto para as impressões, os comentários e as perguntas de vocês! Então, vamos aprender juntos?

Bj carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé