Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Home
Formação
Pergunte à Olímpia

Pergunte à Olímpia

BNCC e produção de textos
Profª Olímpia

BNCC e produção de textos

 

Dedicados leitores,

Na semana passada, respondendo à pergunta “Como a BNCC trata da questão da análise linguística?, comentei que já dedicamos variados textos para discutir e exemplificar o trabalho pensado a partir da articulação das práticas de linguagem, sempre destacando as nossas sequências didáticas – Cadernos Virtuais da Olimpíada –, entre outras publicações, como propostas metodológicas aderentes aos pressupostos da Base.

Agora, receberá destaque a simpática mensagem da professora Ivanoilda, voltada à prática de linguagem da produção textual, abrindo a possibilidade de prosearmos um pouquinho mais sobre questões tão importantes e atuais para a prática educativa. Vamos conferir?    

Boa noite, pessoal!

Passando por aqui mais uma vez para realizar alguns estudos que embasem a minha prática pedagógica. Gosto e sempre aprendo muito com este ambiente. Gostaria de solicitar da professora Olímpia um material que trate da BNCC e as etapas de produção de texto.

Ivanoilda Azevedo de Oliveira - Itaeté (BA)


Para começar, quero agradecer pela constante visita e navegação no Portal e dizer que nos sentimos muito satisfeitos por saber que nossos escritos chegam até você como “alimentos formativos” significativos!

Vamos pensar juntas sobre sua solicitação: um material que trate da BNCC e as etapas de produção de texto. A fim de contextualizar a reflexão, vale a pena (re)ler dois trechos do documento:

O Eixo da Produção de Textos compreende as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos […] (BRASIL, 2017, p. 74).

No quadro sobre as dimensões da produção de textos – estratégias de produção, ressalta-se:

Desenvolver estratégias de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, considerando-se sua adequação aos contextos em que foram produzidos, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semioses apropriadas a esse contexto, os enunciadores envolvidos, o gênero, o suporte, a esfera/campo de circulação, adequação à norma-padrão etc. (BRASIL, 2017, p. 76).

Em função de tais afirmações, podemos considerar que a prática de produção deverá englobar textos escritos, orais e multissemióticos (constituídos por diferentes linguagens), de modo a convocar o desenvolvimento das etapas de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos.

Espero que tais dicas possam inspirar excelentes práticas!

Bj, obrigada pelo envio da pergunta e até já,

Olímpia 

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310