Home
Formação
Pergunte à Olímpia

Pergunte à Olímpia

BNCC e produção de textos
Profª Olímpia

BNCC e produção de textos

 

Dedicados leitores,

Na semana passada, respondendo à pergunta “Como a BNCC trata da questão da análise linguística?, comentei que já dedicamos variados textos para discutir e exemplificar o trabalho pensado a partir da articulação das práticas de linguagem, sempre destacando as nossas sequências didáticas – Cadernos Virtuais da Olimpíada –, entre outras publicações, como propostas metodológicas aderentes aos pressupostos da Base.

Agora, receberá destaque a simpática mensagem da professora Ivanoilda, voltada à prática de linguagem da produção textual, abrindo a possibilidade de prosearmos um pouquinho mais sobre questões tão importantes e atuais para a prática educativa. Vamos conferir?    

Boa noite, pessoal!

Passando por aqui mais uma vez para realizar alguns estudos que embasem a minha prática pedagógica. Gosto e sempre aprendo muito com este ambiente. Gostaria de solicitar da professora Olímpia um material que trate da BNCC e as etapas de produção de texto.

Ivanoilda Azevedo de Oliveira - Itaeté (BA)


Para começar, quero agradecer pela constante visita e navegação no Portal e dizer que nos sentimos muito satisfeitos por saber que nossos escritos chegam até você como “alimentos formativos” significativos!

Vamos pensar juntas sobre sua solicitação: um material que trate da BNCC e as etapas de produção de texto. A fim de contextualizar a reflexão, vale a pena (re)ler dois trechos do documento:

O Eixo da Produção de Textos compreende as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos […] (BRASIL, 2017, p. 74).

No quadro sobre as dimensões da produção de textos – estratégias de produção, ressalta-se:

Desenvolver estratégias de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, considerando-se sua adequação aos contextos em que foram produzidos, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semioses apropriadas a esse contexto, os enunciadores envolvidos, o gênero, o suporte, a esfera/campo de circulação, adequação à norma-padrão etc. (BRASIL, 2017, p. 76).

Em função de tais afirmações, podemos considerar que a prática de produção deverá englobar textos escritos, orais e multissemióticos (constituídos por diferentes linguagens), de modo a convocar o desenvolvimento das etapas de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos.

Espero que tais dicas possam inspirar excelentes práticas!

Bj, obrigada pelo envio da pergunta e até já,

Olímpia 

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310