Professora pede indicações de atividades de análise linguística. Veja as sugestões de Olímpia.
Nesta semana, trataremos de uma questão que, seguramente, não “fala de perto” apenas com a realidade de uma professora de gramática de uma escola particular (não pude identificá-la, infelizmente, pois não tivemos acesso aos dados), mas com todos nós, educadores de diferentes segmentos de ensino.
Acompanhem a mensagem:
Olímpia, olá!
Sou professora de Gramática do 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O material adotado pela escola (particular) traz os conceitos e regras gramaticais. Gostaria de uma dica sua para que as aulas não se tornem chatas e monótonas.
Obrigada.
Sempre vale a pena lembrarmos que o trabalho com a análise linguística, seguindo os pressupostos defendidos pelo Programa Escrevendo o Futuro, deve estar integrado ao conjunto das demais práticas de linguagem (leitura, escrita e oralidade), de modo a evidenciar o trabalho com um determinado gênero discursivo. Assim, minha contribuição segue essa lógica, na tentativa de também aliar o estudo da língua a propostas metodológicas significativas, como por meio de sequências didáticas e a “ajuda” de jogos virtuais.
Bem, como o pedido é bastante claro e está diretamente vinculado a dicas para as aulas, entendo que poderei iniciar a lista de indicações, contando com a presença de textos mais densos e outros mais “práticos”, sempre à espera da colaboração de meus leitores, certo?
Proponho começar com a apreciação da “Roda de Conversa sobre Gramática”
– Maria da Graça da Costa Val, Artur Gomes de Morais e Zélia Versiani:
Outros passeios reflexivos:
1. “Análise e reflexão sobre a língua e as linguagens: ferramentas para os letramentos” - Profa. Dra. Jacqueline Peixoto Barbosa (Coleção Explorando o Ensino – MEC, p. 155-182)
2. “Ensinar gramática: a quem será que se destina?” – Profa. Kátia Bräkling
3. “Que análise linguística operacionalizar no ensino de Língua Portuguesa?” – Luiz Carlos Travaglia
4. “A Língua Portuguesa no Ensino Médio: conteúdos de ensino e o desenvolvimento da aula” – Profa. Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva e João Gomes da Silva Neto
5. Cadernos Virtuais da Olimpíada – sequências didáticas dos gêneros crônica e artigo de opinião (9º ano e EM), contando com jogos virtuais
Agora, “passo a bola” para vocês, a fim de ampliarmos nossa lista!
Bj, obrigada e até já,
Olímpia