Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª Olímpia
Pergunta:

Professora pede indicações de atividades de análise linguística. Veja as sugestões de Olímpia.

 

Queridos professores,

Nesta semana, trataremos de uma questão que, seguramente, não “fala de perto” apenas com a realidade de uma professora de gramática de uma escola particular (não pude identificá-la, infelizmente, pois não tivemos acesso aos dados), mas com todos nós, educadores de diferentes segmentos de ensino.

Acompanhem a mensagem:

Olímpia, olá!

Sou professora de Gramática do 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O material adotado pela escola (particular) traz os conceitos e regras gramaticais. Gostaria de uma dica sua para que as aulas não se tornem chatas e monótonas.

Obrigada.

 

Sempre vale a pena lembrarmos que o trabalho com a análise linguística, seguindo os pressupostos defendidos pelo Programa Escrevendo o Futuro, deve estar integrado ao conjunto das demais práticas de linguagem (leitura, escrita e oralidade), de modo a evidenciar o trabalho com um determinado gênero discursivo. Assim, minha contribuição segue essa lógica, na tentativa de também aliar o estudo da língua a propostas metodológicas significativas, como por meio de sequências didáticas e a “ajuda” de jogos virtuais.

Bem, como o pedido é bastante claro e está diretamente vinculado a dicas para as aulas, entendo que poderei iniciar a lista de indicações, contando com a presença de textos mais densos e outros mais “práticos”, sempre à espera da colaboração de meus leitores, certo?

Proponho começar com a apreciação da “Roda de Conversa sobre Gramática”

– Maria da Graça da Costa Val, Artur Gomes de Morais e Zélia Versiani:

Outros passeios reflexivos:

1. “Análise e reflexão sobre a língua e as linguagens: ferramentas para os letramentos” - Profa. Dra. Jacqueline Peixoto Barbosa (Coleção Explorando o Ensino – MEC, p. 155-182)

2. “Ensinar gramática: a quem será que se destina?” – Profa. Kátia Bräkling

3. “Que análise linguística operacionalizar no ensino de Língua Portuguesa?” – Luiz Carlos Travaglia

4. “A Língua Portuguesa no Ensino Médio: conteúdos de ensino e o desenvolvimento da aula” – Profa. Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva e João Gomes da Silva Neto

5. Cadernos Virtuais da Olimpíada – sequências didáticas dos gêneros crônicaartigo de opinião (9º ano e EM), contando com jogos virtuais

6. Sequências didáticas voltadas ao gênero documentário, elaboradas por professores semifinalistas do concurso de textos (edição 2016).

Agora, “passo a bola” para vocês, a fim de ampliarmos nossa lista!

Bj, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé