Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª Olímpia
Pergunta:

Olímpia sugere materiais para o trabalho de leitura e produção de textos literários.

 

Dedicados educadores,

Ao retomar as perguntas dos leitores, enviadas pelo e-mail escrevendofuturo@cenpec.org.br, encontrei a mensagem da professora Sonia Feitas, do Rio Grande do Sul, assim apresentada:

Olá, Olímpia!

Gostaria que me enviasse sugestões de atividades literárias e como trabalhar a construção de textos, visto que alguns alunos apresentam essa dificuldade.

Atenciosamente,

Sonia Freitas


Como puderam apreciar, trata-se de um pedido voltado ao objetivo de trabalhar literatura com os alunos, envolvendo também a elaboração de textos. Sem saber exatamente qual o segmento de atuação da profa. Sonia, resolvi reunir alguns links que, certamente, poderão inspirar reflexões sobre o assunto.

Antes do passeio virtual, penso ser importante lembrar que o Programa Escrevendo o Futuro conta com um material bastante completo, composto por atividades para o ensino do passo a passo envolvido na “construção de textos”, todo organizado por sequências didáticas de variados gêneros discursivos da esfera literária: trata-se dos Cadernos Virtuais “Se bem me lembro...” (memórias literárias), “A ocasião faz o escritor” (crônica) e “Poetas da Escola” (poema).    

Mesmo que você trabalhe no EFI, professora Sonia, ou apenas no EFII e/ou EM, é plenamente possível fazer uma análise desses Cadernos para apreender a metodologia de trabalho com as práticas de linguagem, a fim de buscar adequações ao público com o qual você atua.

Pensando ainda nas “propostas práticas” vinculadas à produção de gêneros literários, vale reservar um tempo para investir na apreciação do conteúdo disponível nos “Planos de aula” dos Percursos Formativos, com a apresentação de várias sequências didáticas, e nos “Especiais por Gênero – Turbine suas oficinas”, pois há ideias muito interessantes para incrementar o trabalho, contando com uma exploração multimodal diante da temática do concurso de textos da Olimpíada, “O lugar onde vivo”.

Bem, agora, vamos aos links atrelados às “atividades literárias”:

Ficarei na torcida para que essas indicações possam iluminar diversas e consistentes práticas literárias!

Bj, muito obrigada pelo envio da pergunta e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé