Home
Formação
Pergunte à Olímpia

Pergunte à Olímpia

Dicas para o trabalho com a literatura
Profª Olímpia

Olímpia sugere materiais para o trabalho de leitura e produção de textos literários.

 

Dedicados educadores,

Ao retomar as perguntas dos leitores, enviadas pelo e-mail escrevendofuturo@cenpec.org.br, encontrei a mensagem da professora Sonia Feitas, do Rio Grande do Sul, assim apresentada:

Olá, Olímpia!

Gostaria que me enviasse sugestões de atividades literárias e como trabalhar a construção de textos, visto que alguns alunos apresentam essa dificuldade.

Atenciosamente,

Sonia Freitas


Como puderam apreciar, trata-se de um pedido voltado ao objetivo de trabalhar literatura com os alunos, envolvendo também a elaboração de textos. Sem saber exatamente qual o segmento de atuação da profa. Sonia, resolvi reunir alguns links que, certamente, poderão inspirar reflexões sobre o assunto.

Antes do passeio virtual, penso ser importante lembrar que o Programa Escrevendo o Futuro conta com um material bastante completo, composto por atividades para o ensino do passo a passo envolvido na “construção de textos”, todo organizado por sequências didáticas de variados gêneros discursivos da esfera literária: trata-se dos Cadernos Virtuais “Se bem me lembro...” (memórias literárias), “A ocasião faz o escritor” (crônica) e “Poetas da Escola” (poema).    

Mesmo que você trabalhe no EFI, professora Sonia, ou apenas no EFII e/ou EM, é plenamente possível fazer uma análise desses Cadernos para apreender a metodologia de trabalho com as práticas de linguagem, a fim de buscar adequações ao público com o qual você atua.

Pensando ainda nas “propostas práticas” vinculadas à produção de gêneros literários, vale reservar um tempo para investir na apreciação do conteúdo disponível nos “Planos de aula” dos Percursos Formativos, com a apresentação de várias sequências didáticas, e nos “Especiais por Gênero – Turbine suas oficinas”, pois há ideias muito interessantes para incrementar o trabalho, contando com uma exploração multimodal diante da temática do concurso de textos da Olimpíada, “O lugar onde vivo”.

Bem, agora, vamos aos links atrelados às “atividades literárias”:

Ficarei na torcida para que essas indicações possam iluminar diversas e consistentes práticas literárias!

Bj, muito obrigada pelo envio da pergunta e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310