Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
literaturas e identidades, formação leitora, literatura de autoria feminina, ensino de literatura
Olímpia fala sobre atividades para a aprendizagem do sistema ortográfico.
Pensando sempre na diversidade de realidades e de questões que cercam a rotina de um professor, nesta semana vamos “dar voz” a uma discussão recorrente no trabalho com alunos do 5o ano: atividades para a aprendizagem do sistema ortográfico.
Vamos conhecer de perto a inquietação da professora Sílvia?
Olímpia,
Meus alunos de 5o ano têm apresentado muitos erros ortográficos, ainda que ao ler os percebam. Trabalho com as regularidades e irregularidades da língua, assim como a memorização de palavras mais usadas. Que atividades podem ser planejadas para esses casos?
Obrigada, Sílvia de Barros
Bem, professora, penso que já há um caminho bem construído em termos da apresentação do sistema ortográfico, considerando o ensino das regularidades e irregularidades. Além disso, como seus alunos já percebem os equívocos, ao lerem o texto, parece que as regras estão internalizadas e que as irregularidades, pelo menos as principais, estão memorizadas.
Para ajudá-la a pensar ainda mais sobre o ensino da ortografia e, especialmente, indicar caminhos práticos para a atuação, convido você e nossos leitores a apreciar dois produtos disponíveis na Plataforma do Letramento: um bate-papo sobre o ensino e práticas de ortografia e um Especial Multimídia sobre ortografia reflexiva.
Primeiro, confira o bate-papo com os professores Maria José Nóbrega e Carlos Alberto Faraco:
Agora, com todos esses esclarecimentos, invista um tempo generoso para a apreciação do Especial Multimídia sobre ortografia.
Após navegar pelo sistema ortográfico, com direito a diversas animações, propostas e atividades para favorecer o aprendizado dos alunos, sugiro a apreciação de textos produzidos aqui, em diferentes tempos, com a possibilidade de encontrar ideias e, ainda, novos links para acesso a outros passeios virtuais.
Confira os textos:
- “Tristeza ou tristeza”: em foco, a ortografia
Espero que essas dicas possam iluminar sua prática, envolvendo os alunos de forma significativa e reflexiva!
Bj, obrigada pelo envio da pergunta e até já,
Olímpia
Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
literaturas e identidades, formação leitora, literatura de autoria feminina, ensino de literatura
Poemas de Luiz Gama
poema, poesia, texto literário, Luiz Gama
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
literatura indígena, revista NPL, línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais, formação docente
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.