Home
Formação
Pergunte à Olímpia

Pergunte à Olímpia

5° ano: dicas para o trabalho com a ortografia
Profª. Olímpia

Olímpia fala sobre atividades para a aprendizagem do sistema ortográfico.

 

Queridos leitores,

Pensando sempre na diversidade de realidades e de questões que cercam a rotina de um professor, nesta semana vamos “dar voz” a uma discussão recorrente no trabalho com alunos do 5o ano: atividades para a aprendizagem do sistema ortográfico.

Vamos conhecer de perto a inquietação da professora Sílvia?

Olímpia,

Meus alunos de 5o ano têm apresentado muitos erros ortográficos, ainda que ao ler os percebam. Trabalho com as regularidades e irregularidades da língua, assim como a memorização de palavras mais usadas. Que atividades podem ser planejadas para esses casos?

Obrigada, Sílvia de Barros

 

Bem, professora, penso que já há um caminho bem construído em termos da apresentação do sistema ortográfico, considerando o ensino das regularidades e irregularidades. Além disso, como seus alunos já percebem os equívocos, ao lerem o texto, parece que as regras estão internalizadas e que as irregularidades, pelo menos as principais, estão memorizadas.

Para ajudá-la a pensar ainda mais sobre o ensino da ortografia e, especialmente, indicar caminhos práticos para a atuação, convido você e nossos leitores a apreciar dois produtos disponíveis na Plataforma do Letramento: um bate-papo sobre o ensino e práticas de ortografia e um Especial Multimídia sobre ortografia reflexiva.

Primeiro, confira o bate-papo com os professores Maria José Nóbrega e Carlos Alberto Faraco:

Agora, com todos esses esclarecimentos, invista um tempo generoso para a apreciação do Especial Multimídia sobre ortografia.

Após navegar pelo sistema ortográfico, com direito a diversas animações, propostas e atividades para favorecer o aprendizado dos alunos, sugiro a apreciação de textos produzidos aqui, em diferentes tempos, com a possibilidade de encontrar ideias e, ainda, novos links para acesso a outros passeios virtuais.

 Confira os textos:

Espero que essas dicas possam iluminar sua prática, envolvendo os alunos de forma significativa e reflexiva!

Bj, obrigada pelo envio da pergunta e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310