Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Letramento da letra

Portal Escrevendo o Futuro

05 de agosto de 2023

Letramento da letra

Letramento da letra

Professora Olímpia conversa sobre o terceiro tópico mais votado na enquete.

 

Leitores queridos,

Nossa enquete, elaborada em função de alguns assuntos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), continua disponível, promovendo a participação de todos e a consequente publicação dos textos por aqui, sempre respeitando a escolha da maioria. Seguindo essa lógica, já foi possível refletirmos sobre dois dos quatro assuntos lá destacados – “Como as diferentes linguagens presentes na cultura digital podem entrar na sala de aula?” e “O que significa trabalhar para a ampliação dos letramentos?” -, tornando possível uma aproximação mais efetiva com noções e desdobramentos da prática educativa.

Agora, chegou a vez deprosearmos um pouquinho sobre o terceiro assunto mais votado, pensado em função da seguinte pergunta: será que a escola terá de abandonar o letramento da letra?

Responder à questão acima envolve o exercício de pensar sobre o chamado “letramento da letra”, considerando os letramentos socialmente valorizados e não valorizados, com vistas a contemplar um trabalho mais significativo e aderente às práticas sociais contemporâneas. Para melhor entendermos essa ideia, vale retomar o texto da BNCC (Brasil, 2017, p. 67).

Eis, então, a demanda que se coloca para a escola: contemplar de forma crítica essas novas práticas de linguagem e produções, não só na perspectiva de atender às muitas demandas sociais que converge para um uso qualificado e ético das TDIC – necessário para o mundo do trabalho, para estudar, para a vida cotidiana etc. –, mas de também fomentar o debate e outras demandas sociais que cercam essas práticas e usos. É preciso saber reconhecer os discursos de ódio, refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e ataque a direitos, aprender a debater ideias, considerando posições e argumentos contrários.

Não se trata de deixar de privilegiar o escrito/impresso nem de deixar de considerar gêneros e práticas consagrados pela escola, tais como notícia, reportagem, entrevista, artigo de opinião, charge, tirinha, crônica, conto, verbete de enciclopédia, artigo de divulgação científica etc., próprios do letramento da letra e do impresso, mas de contemplar também os novos letramentos, essencialmente digitais.

Em função dessas considerações, gostaria de chamar a atenção para dois aspectos, a saber, a urgência de considerarmos tanto o trabalho crítico e reflexivo atrelado à construção de argumentos, posições e debate de ideias vinculadas a distintos pontos de vista, promovendo “o trato com as diversidades e com as diferenças”, como lembra Jacqueline Barbosa, quanto as propostas aliadas a práticas de linguagem que convocam o exercício de apreciação da multimodalidade posta em cena na constituição dos textos.

Assim, o letramento da letra, voltado a textos que se constituem essencialmente pela linguagem escrita, deve ser pensado em função da relação de convivência com as demais semioses/linguagens presentes nos textos. Em termos práticos, então, na BNCC, defende-se um trabalho que considere a cultura do escrito/impresso e dos gêneros comumente presentes na escola, aliando, abrindo caminho para a exploração do trabalho com os novos letramentos. Fala-se, portanto, da condição de articularmos gêneros discursivos habitualmente tomados como objetos de ensino aos que promovem uma condição plural de exploração e análise (especialmente os digitais).

É dessa forma que, por exemplo, podemos dimensionar propostas na escola, como SDs e projetos, contando com a potência das reflexões sobre diferentes textos multissemióticos, capazes de promover encontros ainda mais amplos, diversificados e significativos com o conhecimento.

Para conhecer algumas ideias de articulação entre gêneros, como um registro de estudo de campo multimidiático, vale consultar o artigo “As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC” (revista Na Ponta do Lápis nº 31, p. 12-19) além das demais sugestões, presentes nos demais textos que integram a nossa enquete.

Um beijo carinhoso a todos, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento docente, planejamento de aula, gestos didáticos, sequência didática

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poesia, texto literário, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, formação docente, línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000