Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Alunos indígenas e a alfabetização tardia

Portal Escrevendo o Futuro

05 de agosto de 2023

Alunos indígenas e a alfabetização tardia

Alunos indígenas e a alfabetização tardia

Respostas para as dificuldades atreladas à alfabetização.

 

Dedicados leitores,

Há bastante tempo, tenho falado sobre a alfabetização, seja ao longo dos primeiros anos do EFI, seja no período mais tardio, no EFII.

Com a mensagem enviada pela professora Fabiana, percebi que poderíamos reunir dizeres, ampliando nosso olhar para algumas questões próprias da cultura indígena.

Segue o texto encaminhado para o e-mail escrevendofuturo@cenpec.org.br:

Boa noite!

Estou procurando algum material para meus alunos que não foram alfabetizados da forma correta. Eles são do 6º, 7º e 8º anos e a grande maioria não sabe ler, somente copiar e reconhecem algumas letras. Trabalho na educação indígena.

Se for possível, envie algo que possa me ajudar! Agradeço muito.

Atenciosamente,

Fabiana Imberti

 

Professora, vejo que até no período noturno você continua preocupada com seus alunos, tentando encontrar respostas para as dificuldades atreladas à alfabetização... Uma sorte contar com uma profissional dedicada como você!

Para ajudá-la, organizei três conjuntos de dicas:

  1. textos escritos no “Pergunte à Olímpia”, com variados links de atividades de alfabetização;

  2. histórias inspiradoras, publicadas no Portal Escrevendo o Futuro;

  3. outros passeios virtuais, com significativas reflexões.

1. Textos já publicados aqui no Portal, especificamente em “Pergunte à Olímpia”, com muitos materiais para o trabalho com os alunos:

- Alfabetização no 5o e 6o anos: o que fazer?

- Alfabetização no EFII: mitos e verdades

- Alfabetização: dicas para uma estudante de Pedagogia

- Alunos do 7o ano que não sabem ler e escrever: o que fazer?

Bem, professora Fabiana, espero ter ajudado você a encontrar caminhos para o aprendizado de seus alunos!

Continuarei à disposição, ok?

Bj, obrigada pelo envio da sua pergunta e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento docente, sequência didática, gestos didáticos, planejamento de aula

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poema, Luiz Gama, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, formação docente, revista NPL, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000