Home
Formação
Pergunte à Olímpia

Pergunte à Olímpia

Alfabetização: dicas para uma estudante de pedagogia
Profª Olímpia

Professora Olímpia faz sugestões de encaminhamentos sobre a questão da alfabetização tardia.

 

Dedicados professores,

O primeiro semestre letivo está acabando e, com ele, crescem as preocupações com o aprendizado de nossos alunos, não é mesmo?

Como poderão apreciar na mensagem da Silvânia, nem é preciso ser professora formada para começar a viver as “fortes emoções” do processo de ensino-aprendizagem... Vamos conferir?

Bom dia! Meu nome é Silvânia, sou estudante de Pedagogia e estou trabalhando em uma escola municipal com turmas de 3° ano do EF.

Fazendo uma pesquisa na internet, encontrei uma publicação da equipe Escrevendo o Futuro sobre trabalho de alfabetização em séries avançadas, achei muito interessante e preciso da ajuda de vocês.

Nessa turma que estou trabalhando, tem 12 crianças que ainda não sabem ler e, por isso, gostaria de uma orientação – atividades ou projetos que eu possa trabalhar com eles, a fim de que aprendam a ler até o final do ano letivo.

Aguardo! Obrigada!

Então, Silvânia, essa realidade, infelizmente, é mais comum do que podemos imaginar! Mas fico feliz por você estar atenta e, de forma acolhedora e propositiva, já procurar ajuda, apostando na aprendizagem dessas crianças.

De fato, aqui no “Pergunte à Olímpia” tratamos algumas vezes da questão da alfabetização tardia, considerando alunos em séries mais avançadas (do EFII), que ainda carregam dúvidas sobre o aprendizado inicial da leitura e da escrita.

Pensando nisso, acredito que o modo mais interessante de ajudar você seja indicar diferentes propostas, a serem selecionadas em função de um critério que entendo ser fundamental: considerar o conhecimento prévio desses alunos, buscando atividades que “falem de perto” com os interesses deles. Assim, sugiro que você converse sobre quais práticas de letramento vivenciam também fora da escola; se há e qual é o interesse em música, vídeos, esportes; enfim, o que faz parte do universo deles e pode ser tomado como objeto de reflexão na escola.

Agora, para inspirar suas ações, seguem algumas sugestões:

2. Publicações do CEALE (UFMG)

- Coleção Alfabetização e Letramento

4. Publicações da SME/SP

- Cadernos de Apoio e Aprendizagem


Espero ter ajudado um pouquinho! Agora, passo a voz para nossos leitores que, seguramente, terão ótimas dicas para você!
 

Bj, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310