Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Vale a pena trabalhar com cartas pessoais?

Portal Escrevendo o Futuro

05 de agosto de 2023

Vale a pena trabalhar com cartas pessoais?

Vale a pena trabalhar com cartas pessoais?

O trabalho com as habilidades previstas na BNCC é o tema da conversa com Olímpia nesta semana.

 

Queridos educadores,

 

Ao me deparar com a pergunta dessa semana, feita pela professora Celeste, logo imaginei que ela renderia uma boa prosa, possivelmente, com direito a vozes favoráveis e contrárias...

Isso porque a questão envolve o trabalho com um gênero visto, por muitos, como antigo, sem função nas práticas contemporâneas, mas ainda presente em propostas curriculares. Vamos acompanhar a mensagem da Celeste, para entendermos melhor qual o “desafio da semana”?

Professora Olímpia, tudo bem?

Minha pergunta parece simples, mas está dando o que falar aqui na minha escola! Recebemos a orientação para o trabalho com cartas pessoais, nas salas do 4o ano. Você acha que vale a pena ou é tempo perdido, já que quase não escrevemos e recebemos cartas?

Agradeço pela ajuda.

Bj,

Celeste Lima  

 

Para responder a sua pergunta, entendo que devemos levar em consideração vários aspectos do trabalho com gêneros do discurso. Falarei sobre dois deles (clique nos itens abaixo para saber mais):

  1.  A relação entre situação de produção e gênero discursivo.

  2. O objetivo maior do ensino com gêneros na escola.

Então, professora Celeste, diante dessas considerações, não vejo problemas em trabalhar com o gênero cartas pessoais e quero sugerir que você comece essa exploração “conversando” com uma outra professora, a Imaculada, que revela a pertinência desse trabalho, diante de um cenário no qual a escrita de cartas pessoais promoveu grandes encontros e avanços, anunciados no episódio “A escrita atravessando muros”, da seção Pérolas da Imaculada:

Percebe como o trabalho, realizado diante de um contexto significativo, pode gerar amplos resultados? Para ajudar nessa análise, vale conferir as considerações da professora Regina Clara, parceira do Programa, ao analisar o episódio:

Para terminar, depois desse “encontro de professoras”, gostaria de fazer duas indicações:

Espero ter contribuído com algumas inspirações para seu trabalho. Fique à vontade para continuar a prosa!

Bj carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

sequência didática, planejamento docente, gestos didáticos, planejamento de aula

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, Luiz Gama, texto literário, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, formação docente, línguas indígenas, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000