Home
Formação
Pergunte à Olímpia
Olímpia é uma professora apaixonada pelas palavras e estudiosa da Língua Portuguesa, que responde semanalmente a perguntas de professores sobre práticas de ensino da leitura e da escrita. Venha conversar com ela. Envie a sua pergunta para escrevendofuturo@cenpec.org.br!

Pergunte à Olímpia

Produção escrita e reescrita
Profª Olímpia

Professora diz que seus alunos têm dificuldade na produção de textos. Confira as dicas da Olímpia.

 

Dedicados professores,

Depois de falarmos sobre a formação do leitor literário, nossa prosa terá como destaque a produção escrita. Para tanto, contaremos com a mensagem da professora Ana Lúcia:

Olímpia, tudo bem?

Sou professora de Língua Portuguesa do EFII e trabalho bastante com produção de textos. Apesar de todas as atividades, meus alunos têm muitas dificuldades e estão muito longe de escreverem bons textos... Algumas vezes, nem sei direito por onde começar. Preciso de dicas!

Um beijo e obrigada.

 

Prof.ª Ana Lúcia, entendo sua inquietação e estou certa de que, em diferentes medidas, todos os professores vivem situações similares. Às vezes, em função de um gênero totalmente desconhecido por grande parte dos alunos; às vezes, é o desconhecimento sobre o assunto que toma a cena, entre tantas outras possibilidades...

Como você contou que trabalha bastante com a produção escrita, acredito ser fundamental realizar um investimento reflexivo voltado à articulação com as demais práticas de linguagem (ou eixos, como proposto na BNCC), assim como a necessária alimentação temática, com a leitura e a discussão de diferentes textos do gênero em destaque ou mesmo textos de outros gêneros, vinculados pelo assunto.

A exploração das dimensões discursiva, textual e linguística do gênero estudado também tende a otimizar a condição dos alunos, em termos da produção, mas isso não é garantia de sucesso! Pensando nas dificuldades de seus alunos, mesmo sem ter detalhes, entendo que possamos refletir sobre a avaliação, contando com a análise de alguns produtos disponíveis no Portal Escrevendo o Futuro, que poderão colaborar no exercício de novos planejamentos, aderentes à realidade e demandas de cada sala de aula:

-          Pergunte à Olímpia: Estratégias para a reescrita de textos;

-          Percurso Formativo sobre Aprimoramento de Textos;

-          Curso on-line “Avaliação Textual: análises e propostas”;

-          Cadernos do Professor, voltados a diferentes gêneros.

 

Fique à vontade para voltar a escrever, contando mais sobre as dificuldades dos alunos ou mesmo sobre seus avanços, em função de novas leituras e reflexões, ok?

 

Bj, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310