Home
Formação
Pergunte à Olímpia

Pergunte à Olímpia

Inspirações para trabalho com SD e projeto
Profª Olímpia

Olímpia faz recomendações de materiais e recursos disponibilizados no Portal Escrevendo o Futuro.

 

Queridos professores,

Nesta semana, aproveitando uma novidade do nosso Portal Escrevendo o Futuro, selecionei a mensagem de uma professora paulista, Adriana Garcia, que trabalha com turmas do EFII. Vamos conferir?

Boa noite, Olímpia!

Sou professora de duas escolas de São Paulo e trabalho com alunos do EF II.

Resolvi escrever para você, pois gostaria de ter contato com materiais bons e atuais, feitos por professores que trabalham com sequência didática e projetos. Posso contar com sua ajudinha?

Bj e super obrigada.


Professora Adriana, agora e sempre, você e nossos leitores poderão “contar com minha ajudinha”! rsrs

Aprecio muito sua iniciativa, em busca de novos e significativos materiais para a prática em sala de aula. Bem sei que, de fato, precisamos de vários e competentes “braços” para realizarmos um trabalho de qualidade, abrindo caminho para novas ideias e formas de fazer.

Nessa direção, quero esclarecer que sua mensagem foi escolhida, especialmente para esta semana, pelo fato de que vivemos um momento particular e importante: todos nós precisamos nos apropriar dos dizeres da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pensar em maneiras de provocar o encontro de variadas concepções e diretrizes com a nossa prática cotidiana como professores, sendo um de nossos desafios refletir sobre caminhos metodológicos que favoreçam esse encontro, não é mesmo?

Assim, sua pergunta favorecerá anunciar possíveis inspirações para responder à questão de “como fazer”, aproximando e, talvez, tornando mais claros os modos pelos quais essa discussão poderá encontrar nossas escolas, professores e, com maior ênfase, nossos alunos!

Há bastante tempo, o Portal Escrevendo o Futuro investe na pesquisa, discussão, produção e divulgação de materiais de qualidade para a prática educativa. Com a nossa mais recente publicação, intitulada “Planos de aula / Pautas de formação”, professores e gestores, respectivamente, poderão contar com ferramentas para o trabalho educativo, como o acesso a sequências didáticas completas, assim como com a possibilidade de assumirem o lugar da autoria, pela publicação de SDs e projetos (no caso de professores) e de pautas utilizadas em momentos de formação com professores (no caso de gestores).

Um dos diferenciais desses novos recursos é, sem dúvida, o fato de estarem no mesmo ambiente dos Percursos Formativos. Como sabem, tais percursos reúnem publicações do Portal Escrevendo o Futuro, sendo, portanto, uma fonte valiosa de estudo, tanto do ponto de vista teórico quando do ponto de vista prático. Assim, por estarem organizados em função das práticas de linguagem, professores e formadores de professores contarão com diversificadas informações – em vídeos, textos, áudios, fóruns – para fomentar a criação de planos e pautas bem aderentes às demandas de alunos e professores.

Vamos espiar mais de perto essa novidade? Veja a tela dos planos de aula, com a possibilidade de apreciação de diferentes e muito bem escritas sequências didáticas de alguns de nossos professores participantes da Olimpíada:

 

Para terminar, segue uma lista com este e outros preciosos “produtos olímpicos”, todos disponíveis para ampla navegação:

Espero que tais indicações possam provocar intensos movimentos reflexivos, ampliando seu olhar para a prática, com todas as turmas!


Bj carinhoso, obrigada pelo envio da mensagem e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310