Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
ensino de literatura, formação leitora, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina
Olímpia conversa sobre as práticas de linguagem na BNCC: oralidade, leitura, produção e análise linguística.
No texto da semana passada, começamos a refletir sobre as relações entre práticas de linguagem e campos de atuação, o tópico mais votado em nossa enquete.
Dada a abrangência do assunto, continuaremos nossa prosa, agora focando a atenção nas práticas de linguagem: oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica.
Para tanto, é fundamental considerar que tais práticas:
Vamos analisar de que forma essas ideias aparecem, lendo alguns trechos do texto da BNCC?
Percebem como a questão do ensino de gêneros aparece de forma ampliada? Isso significa que nosso desafio, em sala de aula, será o de favorecer a discussão sobre esses diferentes gêneros, seus usos e funções, de forma que os estudantes sejam capazes de pesquisar, selecionar e utilizar um determinado gênero, de acordo com a situação de produção, de forma crítica e ética.
Essa prática de linguagem, então, vincula-se não apenas a textos escritos, mas também a imagens estáticas (fotos e quadros, por exemplo) e em movimento (como em vídeos), assim como o som (música). Assim compreendida, a leitura será contemplada por meio do trabalho com habilidades diversas, definidas de modo progressivo, ao longo do Ensino Fundamental.
Como podemos observar, a produção de textos abrange diferentes linguagens e mídias, de modo a promover um trabalho guiado por práticas situadas e significativas, atreladas a diversos gêneros. Assim, precisamos ampliar o estudo do texto, a fim de contemplar a reflexão para além do escrito/impresso, partindo da análise das condições de produção de cada gênero.
Agora, as duas últimas práticas de linguagem, oralidade e análise linguística:
Com a apresentação desses dois trechos, fica ainda mais evidente uma das grandes contribuições da BNCC: avançar na reflexão acerca do estudo e análise dos gêneros do discurso – anunciados como foco desde os PCNs -, de modo a permitir um olhar contemporâneo para as práticas de linguagem e as formas pelas quais os textos são produzidos e circulam socialmente.
Assim, nesse contexto, caberá a todos nós, educadores, uma dupla tarefa: levar para as salas de aula a reflexão sobre a efetiva atuação dos alunos em práticas de linguagem que envolvem a leitura e a produção de textos, buscando sempre problematizar e analisar a experiência de realização dessas práticas.
Por enquanto, é isso! Continuo à espera da voz de vocês, ok? Deixem comentários, perguntas e registros da experiência de contato com a BNCC em sua escola.
Um bj carinhoso, obrigada e até já
Olímpia
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