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Pergunte a Olímpia

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Autor Profª. Olímpia
Pergunta:

Após enquete, Olímpia fala sobre relações entre práticas de linguagem e campos de atuação.

 

Admiráveis professores,

Depois de uma semana da divulgação da enquete sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já contamos com diversas contribuições e, assim, podemos iniciar a conversa pelo tópico mais votado: relações entre práticas de linguagem e campos de atuação.

Para começar, vale um breve exercício de contextualização. Vamos lá?

A BNCC foi homologada em 20 de dezembro de 2017 e servirá como referência para a elaboração do currículo de todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do país. Nos termos do texto, trata-se de

um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preconiza o Plano Nacional de Educação (MEC, 2017, p. 07).

Em defesa desse conjunto de aprendizagens essenciais, são apresentadas diferentes concepções que inspirarão educadores na busca por desenhos curriculares aderentes à realidade e necessidades locais.

Considerando os limites dessa prosa, falaremos de três dessas noções-chave: texto, práticas de linguagem e campos de atuação. Clique nos post-its abaixo para ver o texto.

    

Ao lançarmos um olhar cuidadoso para tais noções, logo reconheceremos semelhanças com a perspectiva que vimos adotando na Olimpíada: um trabalho voltado ao ensino de gêneros do discurso, por meio de uma reflexão que abrange as dimensões discursiva, textual e linguística, considerando as diferentes práticas de linguagem e os espaços de circulação de tais gêneros (esferas da atividade humana ou campos de atuação).

Quero com isso ressaltar que a BNCC – para quem vive o Programa Escrevendo o Futuro – não se revela como algo distante, nunca visto ou não contemplado nas discussões sobre a prática educativa.

Pensando em nossas salas de aula, poderemos continuar o trabalho com diversos gêneros do discurso, agora contando com a vinculação às habilidades previstas para cada prática de linguagem, de modo a sempre considerar os gêneros, os campos de atuação desses gêneros e as práticas por meio das quais eles serão estudados, explorados e analisados.

Desse modo, a nossa preocupação com o processo de aprendizagem vinculado ao ensino de práticas situadas e significativas encontra “morada segura”, assim como a valorização e a exploração de gêneros discursivos que possam romper a relação entre produção e impresso, abrindo caminho para os multiletramentos.

Agora, para terminar, tenho duas ponderações:

1. a prosa sobre a BNCC é longa e requer um caminhar processual. Por isso, peço a ajuda de vocês! Registrem dúvidas e inquietações no nosso espaço de comentários, para que eu possa “esticar a conversa”, abrangendo reflexões sobre cada prática de linguagem, cada campo de atuação...

2. considerando esse processo de aproximação, entendo que nossos cursos virtuais poderão ser uma “porta de entrada” interessante. Eles promovem reflexões consistentes sobre ensino de gêneros, esferas de circulação, práticas de linguagem e multiletramentos. As informações sobre cada curso, assim como o período de inscrição, estão disponíveis no nosso Portal.

 

Continuarei contando com a participação de vocês!

Bj, muito obrigada e até já, 

Olímpia

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