Home
Formação
Pergunte à Olímpia

Pergunte à Olímpia

Parada reflexiva: um olhar para a prática educativa
Profª. Olímpia

Olímpia fala sobre as produções dos professores, que têm como enfoque o olhar para a prática em sala de aula.

 

Dedicados leitores

Como vocês bem sabem, é lugar comum por aqui a prosa sobre os alunos, envolvendo os desafios do professor no trato com as turmas, no contexto de diversificadas situações de ensino-aprendizagem.

Menos frequente, sem dúvida, é a reflexão voltada aos “escritos docentes”, ou seja, aos textos produzidos pelos professores, que têm como enfoque o olhar para a prática em sala de aula.

Vamos conferir como tal questão chegou aqui? Leiam a mensagem enviada pela professora Conceição, de São Paulo:

Olímpia, tudo bem?

Sou professora de EF e dou aulas em duas escolas públicas. Ontem, a coordenadora de uma das escolas falou sobre a importância de refletir sobre a prática; escrever sobre o que fazemos, por que fazemos e como fazemos. A correria é tanta que quase nem paro pra pensar sobre o que faço e, às vezes, mal dá tempo de planejar... Fiquei até zonza com a novidade!

Dá pra você me ajudar a pensar sobre isso?

Bj e obrigada,

Conceição 

 

Vocês podem imaginar a carinha de surpresa da professora? Eu já imaginei, pois estou acostumada a fazer tal convite, em encontros presenciais de formação ou mesmo em atividades vinculadas a cursos a distância.

Sem dúvida, “pausar” a nossa rotina agitada para sentar e organizar um relato sobre a prática é um “desafio de fôlego”, mas penso valer cada minuto!

Isso porque o exercício de produzir um texto nem sempre é comum na vida de um professor, que está constantemente às voltas com “produções alheias”. Além disso, rememorar o vivido requer tempo, especialmente na tomada de decisão sobre o que é essencial registrar.

Como anunciado no Especial Relatos de Prática, lançado recentemente no Portal, esse exercício convoca o movimento de assumir o lugar do professor-autor:

Assim, a singularidade das ações do professor torna-se objeto de reflexão. Retratar suas escolhas, suas estratégias e caminhos para favorecer a reflexão de seus alunos acaba por contribuir não apenas para a autorreflexão, mas sobretudo da sua equipe de trabalho.

Isso significa que também é preciso considerar a dimensão formadora da produção de um relato de prática, já que as experiências vividas, de modo singular com determinada turma, poderão inspirar movimentos reflexivos significativos, capazes de gerar efeitos consistentes e relevantes para outros professores (e, por consequência, alunos).

Uma dica fundamental para a produção do relato é o contato com parceiros de sua equipe: outros professores, colegas de trabalho, que podem ajudá-la a definir os momentos mais marcantes, que promoveram a efetiva construção de conhecimento, assim como os meios de superação das dificuldades.

Ao lado dessa “boa prosa” está a retomada dos registros escritos da turma. Como enfatizado no infográfico do Especial, “vale retomar o que ficou documentado das ações docentes, lembrar o que gerou inquietações e mobilizar o que ficou marcado na memória e nos sentimentos”. Assim, falas instigantes e reveladoras de dúvidas e acertos, atividades marcantes, discussões e materiais que favoreceram a aprendizagem merecem destaque.

Pra terminar, mais um trecho de nosso Especial, só pra você ter certeza de que o convite da sua coordenadora não pode ser recusado:

Pronta para escrever, certo? Conte com dicas e atividades propostas no Especial Relatos de Prática, pois ele acompanhará você na reflexão passo a passo. Ah, não esqueça de investir um tempinho na leitura das publicações da equipe do Programa sobre relatos, todas disponíveis no link “Linha do Tempo”!

Desejo muito sucesso e agradeço pelo envio da pergunta.

Bj carinhoso e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310