Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Espaços e aprendizagem

Portal Escrevendo o Futuro

05 de agosto de 2023

Espaços e aprendizagem

Espaços e aprendizagem

Olímpia fala sobre a questão de organização do espaço escolar e o impacto na aprendizagem dos alunos.

Nesta semana, falaremos sobre uma questão bastante ampla, que demandará um olhar mais geral para as escolas e o papel dos professores, já que não tenho informações precisas sobre a faixa etária dos alunos. Vamos entender melhor como a questão da organização do espaço aparece na voz da professora Rozineide?


É inegável que há aspectos específicos da configuração e usos dos espaços escolares, a partir do olhar para cada segmento, realidade e necessidades dos estudantes e professores. De todo modo, entendo ser possível estabelecermos alguns parâmetros, que poderão alimentar a reflexão de todos os educadores. Vamos lá?

Acredito que a organização do espaço esteja sempre a serviço dos propósitos pedagógicos, ou seja, são as intenções do professor, ao propor uma atividade, que definirão uma determinada configuração da sala de aula.

No planejamento docente, precisamos considerar modos variados de participação dos alunos, visando à aprendizagem. Entendo que a organização do espaço possa contribuir, de forma significativa, para favorecer a troca de ideias, com os alunos sentados em duplas, ou mesmo em um grande círculo, para socialização de resultados e discussão coletiva, entre tantos outros exemplos.

Como sabemos, a construção do conhecimento exige uma aposta na parceria, na possibilidade de aprender com o outro. Assim, um dos elementos que integram a organização do espaço é a reflexão do professor sobre duplas/trios/grupos produtivos, que possam promover a consolidação do conhecimento para uns, assim como o avanço para outros.

Para além da sala de aula, é importante apostar em diferentes relações entre espaços (dentro e fora da escola) e formas de exploração. Para os pequenos, estar no pátio, na cantina ou em uma praça demanda uma organização e o aprendizado de regras de conduta e convivência, que poderão/deverão ser ampliadas, ao longo do processo de desenvolvimento. Já para os maiores, explorar ambientes diversos cria condições cada vez mais efetivas de observação, investigação e análise, o que tende a compor usos e participações diversificadas e aderentes a cada espaço.

Para terminar, seguem algumas dicas de leitura e um vídeo sobre o assunto:

“O que a organização do espaço da sala de aula revela”

“Organização de espaço da sala de aula: como/o que fazer?”

“Planejamento e organização do espaço da sala de aula como ambiente alfabetizador”

Bj, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

gestos didáticos, planejamento de aula, sequência didática, planejamento docente

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, Luiz Gama, poesia, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, literatura indígena, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000