Volta às aulas: a importância do planejamento docente
sequência didática, planejamento de aula, planejamento docente, gestos didáticos
Entre textos informativos e opinativos
O texto da semana revela a oportunidade de continuarmos a conversa da semana passada, quando falei sobre o artigo de opinião e a exigência em termos da consistência argumentativa e clareza da tese.
Digo que poderemos continuar a prosa, sobretudo pela possibilidade de olharmos para a relação entre textos informativos e opinativos que, como sabem, encontram-se na progressão para o ensino de textos argumentativos, já que muitos deles são “alimentos” (no sentido da alimentação temática) para a “construção textual” de, por exemplo, um artigo de opinião.
Bem, antes de falarmos mais, vamos acompanhar a mensagem da professora Ines, enviada ao Portal Escrevendo o Futuro:
Boa noite, professora Olímpia!
Recentemente, assisti a uma palestra e fiquei preocupada com uma estatística apresentada: cerca de 92% dos brasileiros não sabem distinguir um texto informativo de um de opinião!
Gostaria de dicas nesse sentido, já que os dados são preocupantes.
Ines Rodrigues
Sem entrar no mérito do dado revelado, entendo ser fundamental que todos nós, educadores, possamos analisar as revelações de estudos como os do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional), que têm mostrado, de fato, dados alarmantes sobre práticas sociais de leitura e escrita, considerando uma amostra bastante significativa e diversificada de sujeitos.
Voltando nosso olhar para a mensagem, entendo queprecisamos zelar para que nossos alunos diferenciem não apenas textos informativos e opinativos, mas gêneros que apresentam uma ou outra sequência textual como predominante.
Para tentar auxiliar nessa caminhada, mobilizando a atenção dos alunos, pensei em uma rápida atividade, como verdadeiro (V) e falso (F). Vamos lá?
E, então? Vamos continuar compondo a atividade V ou F? O espaço está aberto para a voz de vocês! Sugestões, concordâncias, necessidades de ajustes são muito bem-vindas!
Um bj, obrigada e até já,
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