Home
Formação
Pergunte à Olímpia
Olímpia é uma professora apaixonada pelas palavras e estudiosa da Língua Portuguesa, que responde semanalmente a perguntas de professores sobre práticas de ensino da leitura e da escrita. Venha conversar com ela. Envie a sua pergunta para escrevendofuturo@cenpec.org.br!

Pergunte à Olímpia

Avaliação de gêneros escritos: poema
Profª Olímpia

Olímpia fala sobre avaliação nos “gêneros olímpicos”. Nesta semana, a discussão parte de um poema.

 

Queridos professores, parceiros de reflexão,

Aqui estamos para mais uma semana de prosa, em função do segundo assunto mais votado em nossa enquete! Para quem está chegando agora, vale rememorar o percurso: lancei uma enquete, em função de variados assuntos de interesse, a fim de promover uma votação para definir a ordem de apresentação dos textos. Assim, na semana passada, muitos votaram, e ganhou nossa atenção a temática “ler e escrever na atualidade”.

Agora, nessa segunda semana, meu objetivo é promover uma discussão sobre o segundo assunto mais votado: a avaliação de gêneros escritos. Para tanto, dedicaremos um tempo mais demorado, pois acredito que valerá a pena selecionarmos diferentes exemplares, um em cada semana, de cada gênero olímpico (poema, memória literária, crônica e artigo de opinião), contando com minha análise e perguntas para o debate. Desse modo, teremos o mesmo assunto, nas próximas semanas, para um olhar cuidadoso diante de diferentes produções, combinado?

Para começarmos, escolhi um poema, gênero previsto para o trabalho com alunos do 5o e 6o anos do EF. Prontos para pensarmos juntos?

Faremos uma atividade em três passos. No primeiro, sugiro que vocês façam uma leitura integral do texto. Em um segundo momento, entendo ser fundamental que todos releiam cada estrofe do poema, clicando em comentários, para estabelecer um diálogo com meus escritos, em função de alguns pontos de reflexão da grade de avaliação (definida pela Olimpíada). Finalmente, como terceiro passo, será a vez de vocês! Farei algumas perguntas para a troca de ideias, contando com a participação de todos, via comentários. Tudo entendido? Então, mãos à obra!

 

O MANGUEZAL ENCANTADO

Banho de mangue
brincadeiras, pescarias
tudo é alegria!



⇩ COMENTÁRIO: ⇩




Tirar caranguejo,
catar sururu,
ostra, massunim e aratu


⇩ COMENTÁRIO: ⇩




Fazer assado
em pleno sábado
no manguezal encantado


⇩ COMENTÁRIO: ⇩




Vem chegando o fim de tarde
na pontinha do pé
e os mariscos se escondem
lá no fundo da maré


⇩ COMENTÁRIO: ⇩




Tempo de defeso
A pesca parou
E a mariscada comemorou



⇩ COMENTÁRIO: ⇩




Toque de recolher!
E agora, o que vou fazer?
Ficar na porta com os amigos
esperando a noite morrer.


⇩ COMENTÁRIO: ⇩



Bem, queridos, após os dois passos já percorridos, cabe convidá-los tomarem a palavra! Para tanto, pergunto:

Considerando que alguns aspectos foram aqui enfatizados (e não todos os presentes no poema), quais outros elementos vocês gostariam de destacar?


Se esse poeta aprendiz fosse aluno de vocês, quais sugestões teriam para o aprimoramento do texto?



Vamos prosear? Já estou à espera de vcs!

Bj, muito obrigada e até já,

 

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310