Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Trabalho com a leitura, em ação!

Portal Escrevendo o Futuro

04 de agosto de 2023

Trabalho com a leitura, em ação!

Trabalho com a leitura, em ação!

A leitura em sala de aula é o tema da conversa com a professora Olímpia. Confira.

Educadores queridos,

 

Nessa semana, terei o prazer de dar voz a uma professora que nos brinda cotidianamente com sua participação no nosso Portal, assim como muitos de vocês. Mas, então, o que há de inusitado? A singularidade vem pelo cruzar o Atlântico! Manuela nos escreve de Cabo Verde (na África), e isso merece um agradecimento especial, não é mesmo?

Vamos conferir juntos qual a inquietação dessa professora?

Boa tarde, professora Olímpia!

Sou Manuela Santos, professora de Língua Portuguesa em Cabo Verde. Mais uma vez gostaria de lhe colocar a seguinte questão: Como forma de incentivar meus alunos do 7º ano para a leitura, tenho realizado alguns concursos. Queria saber se o aluno deve tomar conhecimento do texto que vai ler, quer na fase inicial, quer na final do concurso, para se preparar convenientemente, ou se só terá conhecimento do texto no momento do concurso.

Obrigada!

Bem, como anunciado na questão, trata-se de um concurso de leitura. Confesso que fiquei às voltas com meus pensamentos, tentando prever informações - ausentes no pergunta - sobre o evento e que me levariam a uma possibilidade mais certeira, em termos de sugestões e encaminhamentos...

O fato é que, para poder tratar do assunto, indicando uma ou outra alternativa, eu precisaria ter conhecimento sobre diferentes aspectos: as regras, os combinados com a turma, os objetivos do trabalho, as etapas do concurso e os critérios de avaliação.

Assim, na impossibilidade de considerar tais dados, resolvi recorrer a sugestões sobre o ensino da leitura, no intuito de, ainda que pela aproximação ou como fonte de inspiração, responder à pergunta enviada pela professora.

Então, mãos à obra! Para favorecer a prosa, seguem dicas, tomadas como elementos centrais para o trabalho de leitura em sala de aula. Clique sobre o título para ver o comentário.

⇩ Diversidade de gêneros ⇩

⇩ Variedade de esferas de circulação ⇩

⇩ Capacidades de leitura ⇩

⇩ Modalidades de leitura ⇩

⇩ Procedimentos de leitura ⇩

Desejo que, de alguma forma, meu texto possa iluminar seu fazer em sala de aula, Manuela!

Estou à disposição para continuarmos essa prosa, combinado?

Bj, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, poesia, Luiz Gama, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

planejamento docente, educação para as relações étnico-raciais, literatura negra, literatura, educação antirracista

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000