Home
Formação
Pergunte à Olímpia
Olímpia é uma professora apaixonada pelas palavras e estudiosa da Língua Portuguesa, que responde semanalmente a perguntas de professores sobre práticas de ensino da leitura e da escrita. Venha conversar com ela. Envie a sua pergunta para escrevendofuturo@cenpec.org.br!

Pergunte à Olímpia

Trabalho com a leitura, em ação!
Profª Manuela Santos


A leitura em sala de aula é o tema da conversa com a professora Olímpia. Confira.

 

Educadores queridos,

Nessa semana, terei o prazer de dar voz a uma professora que nos brinda cotidianamente com sua participação no nosso Portal, assim como muitos de vocês. Mas, então, o que há de inusitado? A singularidade vem pelo cruzar o Atlântico! Manuela nos escreve de Cabo Verde (na África), e isso merece um agradecimento especial, não é mesmo?

Vamos conferir juntos qual a inquietação dessa professora?

Boa tarde, professora Olímpia!

Sou Manuela Santos, professora de Língua Portuguesa em Cabo Verde. Mais uma vez gostaria de lhe colocar a seguinte questão: Como forma de incentivar meus alunos do 7º ano para a leitura, tenho realizado alguns concursos. Queria saber se o aluno deve tomar conhecimento do texto que vai ler, quer na fase inicial, quer na final do concurso, para se preparar convenientemente, ou se só terá conhecimento do texto no momento do concurso.

Obrigada!

Bem, como anunciado na questão, trata-se de um concurso de leitura. Confesso que fiquei às voltas com meus pensamentos, tentando prever informações - ausentes no pergunta - sobre o evento e que me levariam a uma possibilidade mais certeira, em termos de sugestões e encaminhamentos...

O fato é que, para poder tratar do assunto, indicando uma ou outra alternativa, eu precisaria ter conhecimento sobre diferentes aspectos: as regras, os combinados com a turma, os objetivos do trabalho, as etapas do concurso e os critérios de avaliação.

Assim, na impossibilidade de considerar tais dados, resolvi recorrer a sugestões sobre o ensino da leitura, no intuito de, ainda que pela aproximação ou como fonte de inspiração, responder à pergunta enviada pela professora.

Então, mãos à obra! Para favorecer a prosa, seguem dicas, tomadas como elementos centrais para o trabalho de leitura em sala de aula. Clique sobre o título para ver o comentário.

⇩ Diversidade de gêneros ⇩

⇩ Variedade de esferas de circulação ⇩

⇩ Capacidades de leitura ⇩

⇩ Modalidades de leitura ⇩

⇩ Procedimentos de leitura ⇩

Desejo que, de alguma forma, meu texto possa iluminar seu fazer em sala de aula, Manuela!

Estou à disposição para continuarmos essa prosa, combinado?

Bj, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310