Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Marcas do tempo

Portal Escrevendo o Futuro

04 de agosto de 2023

Marcas do tempo

Marcas do tempo

Professora pede orientações sobre o trabalho com marcas de passagens de tempo. Confira a resposta.

Olá, dedicados educadores!

 

Nesta semana, nossa prosa terá um enfoque diferente; eu diria, até poético, já que as marcas do tempo serão nossas companhias!

Vamos começar pela voz da professora Marineide?

Boa noite! Como posso trabalhar marcas de passagens de tempo nos textos para o sexto ano? Obrigada.

Confesso que, ao ler essa pergunta, diversas possibilidades de reflexão passaram pela minha cabeça: tempos verbais, expressões que marcam passagem de tempo, memórias (incluindo as literárias), gírias de diferentes épocas, linhas do tempo, fotos antigas, entre muitas outras ideias.

Mas como a pergunta é “curtinha”, resolvi abrir espaço para uma discussão mais ampla, em função de duas propostas que, de formas diferentes, enfatizam as “marcas de passagem de tempo”. 

PROPOSTA 1: Memórias literárias em cena

 

Na Oficina 7, do Caderno Virtual “Se bem me lembro...”, vocês encontram uma alternativa para o tratamento dessa questão, voltada ao enfoque às expressões que evidenciam o passado, com breves convites para um olhar contrastivo ao presente, marcas importantes nos textos do gênero memórias literárias.

 

Acompanhem a atividade da Oficina 7, clicando aqui

 

Após essa atividade, sugiro que vocês sigam em frente, favorecendo a discussão a partir do texto de Fernando Sabino, “O menino no espelho”, também disponível na Oficina 7.

 

Dica: vale a pena conferir o filme:

 

 

Ainda, é possível realizar o trabalho com fotos antigas, tal como anunciado na segunda etapa dessa oficina.

PROPOSTA 2: Gírias de diferentes tempos

 

2a. Leiam as palavras abaixo:

 

  • Batuta
  • Estourar a boca do balão
  • Pão
  • Chuchu beleza
  • Patota
  • Broto

 

Agora, vamos conversar!

 

  1. Essas palavras são conhecidas por vocês?
  2. Saberiam dizer o que significam?
  3. Parecem remeter a algum tempo específico ou são palavras atuais?
  4. Em quais contextos poderiam ser utilizadas?

 

2b. Façam a leitura dos termos abaixo, pensando nas mesmas questões:

 

  • Trollar
  • Lacrar
  • Tá ligado
  • Shippar
  • Falsiane
  • Crush

 

Fazendo a comparação entre as atividades a e b, o que podemos concluir sobre como anunciar o passar do tempo?

 

Após a leitura das duas propostas, a voz é de vocês!

Convido para uma escolha e uma justificativa. Vamos lá?

 

  • Qual proposta vocês escolheriam para o trabalho com a turma?

  • Por quê?

Esperarei pela participação de vocês, a fim de podermos comentar os efeitos de cada escolha, combinado?

 

Bj, obrigada e até já.

 

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, formação leitora, ensino de literatura, literaturas e identidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, poesia, texto literário, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

literatura indígena, línguas indígenas, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000