Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

logo olimpia

Olá, professor e professora!

Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.

A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.

A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!

Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!

Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,

Olímpia

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª Olímpia
Pergunta:

No último texto de 2016, Olímpia fala da experiência vivida nas atividades do Encontro Regional.

 

Queridos educadores,

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho, parceria e aprendizado!

Hoje, escrevo o último texto de 2016, dedicado ao Encontro Regional de Poema, e aproveito para dedicar uma “pitada saborosa” de Saramago a todos vocês, meus adoráveis leitores.

Bem, mas antes da despedida, vamos retomar algumas lindas e doces lembranças do Encontro com os alunos-poetas e seus professores?

Nosso último Encontro Regional ocorreu entre os dias 22 e 24 de novembro, na cidade de Salvador. Logo na chegada ao hotel, pude observar os rostinhos de nossos “pequenos autores olímpicos”, que se misturavam ao grande grupo de formadores e monitores, ainda que, por vezes, grudadinhos em seus professores, com olhares ansiosos e vibrantes. Aliás, lindo apreciar a relação entre os professores e seus meninos e meninas poetas... Por quase uma semana, os docentes são a referência, o porto seguro de cada estudante e, de fato, cumprem à risca o ritual de cuidados e até mimos!

Na festa de abertura, sorrisos tomaram conta do auditório e, com entusiasmo, todos receberam suas medalhas e iniciaram os trabalhos em pequenos grupos. E quantas histórias já começaram a se revelar por lá... Um grande encontro de singulares costumes, dizeres, lugares, percursos...

No decorrer dos dias, intensas emoções estavam reservadas: oficinas, passeios por pontos turísticos da capital baiana, com direito a paradas no Elevador Lacerda, Mercado Modelo e, ainda, Farol da Barra com um incrível pôr do sol e vista para o mar (para muitos, a primeira visita à imensidão azul! Confiram depoimentos no blog!).

Para além dessa programação comum, professores aproveitaram para discutir sobre o gênero poema - por meio de perguntas-chave, visando ao aprimoramento do texto dos alunos - e os relatos de prática, trocando dizeres e aprofundando saberes a respeito desses inspiradores escritos docentes. Nesse caminho, dois excelentes encontros para uma reflexão cuidadosa: um voltado à análise dos poemas semifinalistas, com a profa. Dra. Lícia Beltrão (UFBA), e outro com o prof. Egon Rangel (PUC-SP), sobre os relatos de prática.

Já os estudantes contaram com dinâmicas atreladas à reescrita, um encontro com seus professores para os ajustes finais nos textos e, com especial destaque, um trabalho de muito encantamento e sensibilidade, orientado pelo talentoso compositor Luiz Ribeiro: a produção do CD “Versos de diversos lugares”, com os versos de nossos competentes alunos-poetas, recitados com doçura por cada semifinalista e acompanhados por lindas trilhas sonoras. Um presente inesquecível, que marejou olhos de alunos e professores! 

E enquanto tudo isso acontecia, as incansáveis Comissões Julgadoras dedicavam-se à leitura e discussão de todas as produções, sejam os relatos instigantes dos professores, sejam os escritos dos alunos, em suas três “versões” (texto original, texto reescrito e nova produção). Como de costume, diversas trocas entre os grupos, apreciação bastante detalhada e muitas lágrimas, que não deixaram dúvidas quanto à qualidade e evolução dos poemas, agora mais bem organizados e aderentes à proposta das oficinas, com recursos estilísticos variados e uma exploração mais particularizada do lugar onde vivem nossos poetas.

No final, uma festa bastante sonora, animada e emocionante, com a premiação dos 38 finalistas e 07 relatos de prática! Sem dúvida, a experiência dos Encontros Regionais é (trans)formadora; prova viva dos múltiplos talentos espalhados por nosso país...

Agora, para encerrar o nosso “ano de prosas”, quero desejar um Natal abençoado a todos, agradecendo pela fiel parceria e companhia atenta e indispensável. Desejo, de todo coração, que 2017 traga renovação, saúde, muito trabalho e mais e mais motivos para seguirmos em frente, com otimismo e aposta na formação de qualidade. Como tão bem define Saramago, afinal, trata-se sempre de um recomeço:

“O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre."

Recebam meu melhor abraço, com carinho e admiração.

Um bj e até 2017,
Olímpia

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
fim do conteudo
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000