Home
Formação
Pergunte à Olímpia
Olímpia é uma professora apaixonada pelas palavras e estudiosa da Língua Portuguesa, que responde semanalmente a perguntas de professores sobre práticas de ensino da leitura e da escrita. Venha conversar com ela. Envie a sua pergunta para escrevendofuturo@cenpec.org.br!

Pergunte à Olímpia

Encontro Regional 2016: Poema
Profª Olímpia

No último texto de 2016, Olímpia fala da experiência vivida nas atividades do Encontro Regional.

 

Queridos educadores,

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho, parceria e aprendizado!

Hoje, escrevo o último texto de 2016, dedicado ao Encontro Regional de Poema, e aproveito para dedicar uma “pitada saborosa” de Saramago a todos vocês, meus adoráveis leitores.

Bem, mas antes da despedida, vamos retomar algumas lindas e doces lembranças do Encontro com os alunos-poetas e seus professores?

Nosso último Encontro Regional ocorreu entre os dias 22 e 24 de novembro, na cidade de Salvador. Logo na chegada ao hotel, pude observar os rostinhos de nossos “pequenos autores olímpicos”, que se misturavam ao grande grupo de formadores e monitores, ainda que, por vezes, grudadinhos em seus professores, com olhares ansiosos e vibrantes. Aliás, lindo apreciar a relação entre os professores e seus meninos e meninas poetas... Por quase uma semana, os docentes são a referência, o porto seguro de cada estudante e, de fato, cumprem à risca o ritual de cuidados e até mimos!

Na festa de abertura, sorrisos tomaram conta do auditório e, com entusiasmo, todos receberam suas medalhas e iniciaram os trabalhos em pequenos grupos. E quantas histórias já começaram a se revelar por lá... Um grande encontro de singulares costumes, dizeres, lugares, percursos...

No decorrer dos dias, intensas emoções estavam reservadas: oficinas, passeios por pontos turísticos da capital baiana, com direito a paradas no Elevador Lacerda, Mercado Modelo e, ainda, Farol da Barra com um incrível pôr do sol e vista para o mar (para muitos, a primeira visita à imensidão azul! Confiram depoimentos no blog!).

Para além dessa programação comum, professores aproveitaram para discutir sobre o gênero poema - por meio de perguntas-chave, visando ao aprimoramento do texto dos alunos - e os relatos de prática, trocando dizeres e aprofundando saberes a respeito desses inspiradores escritos docentes. Nesse caminho, dois excelentes encontros para uma reflexão cuidadosa: um voltado à análise dos poemas semifinalistas, com a profa. Dra. Lícia Beltrão (UFBA), e outro com o prof. Egon Rangel (PUC-SP), sobre os relatos de prática.

Já os estudantes contaram com dinâmicas atreladas à reescrita, um encontro com seus professores para os ajustes finais nos textos e, com especial destaque, um trabalho de muito encantamento e sensibilidade, orientado pelo talentoso compositor Luiz Ribeiro: a produção do CD “Versos de diversos lugares”, com os versos de nossos competentes alunos-poetas, recitados com doçura por cada semifinalista e acompanhados por lindas trilhas sonoras. Um presente inesquecível, que marejou olhos de alunos e professores! 

E enquanto tudo isso acontecia, as incansáveis Comissões Julgadoras dedicavam-se à leitura e discussão de todas as produções, sejam os relatos instigantes dos professores, sejam os escritos dos alunos, em suas três “versões” (texto original, texto reescrito e nova produção). Como de costume, diversas trocas entre os grupos, apreciação bastante detalhada e muitas lágrimas, que não deixaram dúvidas quanto à qualidade e evolução dos poemas, agora mais bem organizados e aderentes à proposta das oficinas, com recursos estilísticos variados e uma exploração mais particularizada do lugar onde vivem nossos poetas.

No final, uma festa bastante sonora, animada e emocionante, com a premiação dos 38 finalistas e 07 relatos de prática! Sem dúvida, a experiência dos Encontros Regionais é (trans)formadora; prova viva dos múltiplos talentos espalhados por nosso país...

Agora, para encerrar o nosso “ano de prosas”, quero desejar um Natal abençoado a todos, agradecendo pela fiel parceria e companhia atenta e indispensável. Desejo, de todo coração, que 2017 traga renovação, saúde, muito trabalho e mais e mais motivos para seguirmos em frente, com otimismo e aposta na formação de qualidade. Como tão bem define Saramago, afinal, trata-se sempre de um recomeço:

“O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre."

Recebam meu melhor abraço, com carinho e admiração.

Um bj e até 2017,
Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310