Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

“Iluminando” o ensino de verbos

Portal Escrevendo o futuro

01 de agosto de 2023

“Iluminando” o ensino de verbos

“Iluminando” o ensino de verbos

Boa noite, Olímpia.

Meu nome é Roseli da Costa Silva, sou professora do EF II e EM, da Escola Estadual Professor Fábregas, da pequena cidade de Luminárias (MG). Somos uma comunidade cuja economia se baseia na agricultura e extração de pedras. Tenho cerca de 180 alunos e com muita satisfação fui semifinalista de crônicas por dois anos consecutivos. Sempre uso o material da Olimpíada para o ensino de gêneros textuais, pois são ricos e possuem uma metodologia eficaz. Porém estou com muita dificuldade em ensinar verbos para alguns alunos do 8º ano, pois os mesmos possuem um pouco de dificuldade de aprendizagem. Mesmo utilizando caça-palavras, exercícios diversos contextualizados com a realidade do lugar, eles não estão conseguindo sequer distinguir o verbo no enunciado, embora saibam distinguir o sujeito. Ressalto que não são alunos com necessidades especiais, apenas estão em uma turma homogênea, onde a maioria tem um pouco de dificuldade. Você tem alguma sugestão eficaz para efetivar a aprendizagem de verbos?

Obrigada e um grande abraço,

Roseli da Costa Silva

Cara professora Roseli,

Antes de mais nada, quero muito agradecê-la pela apresentação tão afetiva de sua cidade e de suas turmas! Confesso que já fiquei com vontade de “fazer as malas”, tanto para conhecer as belezas de “seu lugar” quanto para apreciar de pertinho esse seu reflexivo e consistente trabalho com os gêneros, que já rendeu ótimos frutos...

Bem, mas enquanto a viagem não vem, vamos conversar sobre o ensino de verbos?

Em uma outra oportunidade, como você poderá apreciar nas dicas de leitura abaixo, já tentei apresentar o modo como os aspectos que cercam a análise linguística podem ser tratados na escola, embora tenha acenado para o contexto do Ensino Fundamental I. Ainda assim, penso que algumas questões podem ser retomadas, especialmente para os alunos que necessitam de um “passeio mais longo” para a aprendizagem.

Agora, tratando dessa questão em turmas de 8o ano, entendo que precisamos levar em consideração, ainda com maior ênfase, a ideia de que o ensino de elementos estilísticos do gênero, tomados aqui por seus aspectos linguísticos, exige uma leitura mais ampla. Em outras palavras, para tratar do ensino da utilização e “manejo” dos tempos verbais adequados para um gênero, o professor precisa tomar o texto como referência, de forma que os alunos entendam a função dos verbos no texto; que compreendam que os verbos estão a serviço da construção de sentidos dos enunciados.

Assim entendendo, você poderá utilizar um variado conjunto de estratégias: atividades que “brincam” com a omissão de palavras, convocando o leitor a tentar inferir o sentido do enunciado (com verbos, isso fica bem desafiador!) e substituições de verbos, pensando em dois momentos: na análise do tempo verbal no enunciado e no efeito de sentido provocado pela substituição pelo mesmo verbo, em outro tempo verbal.

Outros exemplos rápidos: o que seriam dos impactos da leitura de manchetes das notícias se não fosse a escolha pelo tempo verbal presente? Ou ainda, o que seriam dos artigos de opinião sem a “energia argumentativa” expressa em seus verbos?

Tais questões precisam ser debatidas em sala de aula, começando pela relação já apreendida pelos alunos sobre o “distinguir o sujeito”, como você esclareceu. Assim, tomando como base elementos já conhecidos pela turma, você terá maiores chances para favorecer o avanço, no sentido de mobilizar a atenção para a urgência de uma ação, por exemplo, convocada pelo sujeito, a fim de promover o entendimento do enunciado, por parte do leitor.

Lembre-se sempre de que todo elemento atrelado à dimensão linguística deve ser ensinado após o investimento reflexivo na aprendizagem das dimensões discursivas e textuais do gênero. Isso é fundamental para o planejamento de nossas aulas! A ideia é a de que o conhecimento do aluno sobre as dimensões mais amplas (envolvidas no estudo da situação de produção, do plano global do texto, das sequências textuais - tipos de texto presentes no gênero - entre outros) potencializará a análise de aspectos como conectivos e verbos, próprios do gênero.

Antes das dicas, um convite: que tal aproveitar a riqueza revelada pela temática local da “extração de pedras” para trabalhar com diferentes gêneros, tais como notícias, reportagens, documentários e entrevistas? Esse passeio pela esfera jornalística, em função de um mesmo tema, ainda que com diferentes enfoques, poderá promover reflexões bem aderentes a suas necessidades.

Agora sim! Hora das dicas de leitura:

Sobre o ensino de verbos

Sobre o tema “extração de pedras”

Obrigada pelo envio de sua pergunta e sucesso!

Um abraço e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

sequência didática, gestos didáticos, planejamento docente, planejamento de aula

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, Luiz Gama, poema, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000