Home
Formação

Percursos Formativos

Um diagrama interativo que reúne conteúdos do Portal Escrevendo o Futuro e de outros sites relacionados, organizados em três categorias de ensino da Língua Portuguesa: escrita, leitura e oralidade.

Liberdade. Isso mesmo, aqui você pode fazer escolhas. Tem autonomia para decidir o trajeto que vai fazer, as conexões, as paradas. Construir e reconstruir seu percurso formativo, se perder e se encontrar. Seus interesses e necessidades podem guiá-lo nesse rede de conhecimento: o que eu quero saber? O que aprofundar? O que ler? Buscar fundamentação teórica? E a prática em sala de aula?

Pronto para começar? Clique aqui para iniciar sua jornada.

Percurso Formativo

Cursos On-line

O Programa Escrevendo o Futuro oferece diferentes cursos a distância, para educadores de todo o Brasil. Os cursos são gratuitos e realizados por meio de um ambiente virtual de aprendizagem.

“Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas” e “Caminhos da Escrita” são cursos acompanhados e conduzidos por mediadores. Os dois foram selecionados para fazer parte do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, publicação que apresenta e dissemina projetos educacionais de qualidade voltados para educação básica. “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” e “Curso de avaliação de textos” são cursos autoinstrucionais, sem mediação.

Conheça o que cada curso oferece e fique atento às informações sobre novas turmas e inscrições, que serão divulgadas aqui no Portal.

Pergunte à Olímpia

Olímpia é uma professora apaixonada pelas palavras e estudiosa da Língua Portuguesa, que responde semanalmente a perguntas de professores sobre práticas de ensino da leitura e da escrita. Venha conversar com ela. Envie a sua pergunta para escrevendofuturo@cenpec.org.br!
Encontro Regional 2016: Poema
Encontro Regional 2016: Memórias literárias
Encontro Regional 2016: Crônica
Encontro Regional 2016: Artigo de Opinião

Pérolas da Imaculada

perolas
Desafios reais vivenciados em sala de aula pela professora Imaculada são apresentados nesta série de vídeos. Questões delicadas são enfrentadas com acolhimento, persistência, escuta e sensibilidade, sem abrir mão do trabalho pedagógico. Cada episódio gerou um fórum de discussão e foi comentado por um especialista em um bate-papo virtual transmitido ao vivo.

Na prática

 
Como potencializar o ensino-aprendizagem de língua portuguesa? Será que minha prática é adequada? Que estratégias utilizar com os estudantes? Para que os professores possam lidar com suas inquietações, procuramos estreitar o diálogo entre a teoria e as situações da prática de sala de aula, disponibilizando contéudos que ampliam o seu saber e o fazer pedagógico.
Pautas de formação
Entre na sala de aula, descubra a efervescência de seu cotidiano, compreenda os desafios vividos nas situações de ensino-aprendizagem. Os acontecimentos transcritos nos relatos de prática - incertezas, dificuldades, resultados e soluções - espelham o percurso de ensino-aprendizagem em sala de aula. Confira aqui a experiência de professores, vivenciadas em diversas regiões do país.
Relatos de prática
O que escrever em um relato? É para registrar tudo o que acontece em sala de aula? Explicar as estratégias utilizadas? Contar o que os alunos aprenderam? Narrar os obstáculos enfrentados no dia a dia? Para tirar essas dúvidas, revisite os textos sobre relato do Programa, consulte as anotações, relembre observações, analise a aprendizagem dos alunos e mãos à obra.
Orientações para relatos
Mudar o texto, cortar palavras, reorganizar parágrafos, consertar os tropeços da ortografia, da concordância, do tempo dos verbos. Perseguir o sentido e a clareza até que o texto atinja a finalidade a que se propõe. O estudo apurado de três projetos, por especialistas, demonstra que reescrever faz parte do processo de ensino-aprendizagem da escrita. Navegue por essas práticas bem-sucedidas.
Lente de aumento na escrita
Entender como se dá a aprendizagem da língua em situações concretas de uso nas práticas sociais. De que modo os professores decidem, planejam, selecionam o conjunto de atividades que compõe o projeto de escrita, que será desenvolvido em sala de aula. Saiba como foi a experiência dos professores na elaboração dos projetos.
Projetos de Escrita
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
 
Brasil
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310