Home
Formação

Percursos Formativos

Um diagrama interativo que reúne conteúdos do Portal Escrevendo o Futuro e de outros sites relacionados, organizados em três categorias de ensino da Língua Portuguesa: escrita, leitura e oralidade.

Liberdade. Isso mesmo, aqui você pode fazer escolhas. Tem autonomia para decidir o trajeto que vai fazer, as conexões, as paradas. Construir e reconstruir seu percurso formativo, se perder e se encontrar. Seus interesses e necessidades podem guiá-lo nesse rede de conhecimento: o que eu quero saber? O que aprofundar? O que ler? Buscar fundamentação teórica? E a prática em sala de aula?

Pronto para começar? Clique aqui para iniciar sua jornada.

Percurso Formativo

Cursos On-line

O Programa Escrevendo o Futuro oferece diferentes cursos a distância, para educadores de todo o Brasil. Os cursos são gratuitos e realizados por meio de um ambiente virtual de aprendizagem.

“Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas” e “Caminhos da Escrita” são cursos acompanhados e conduzidos por mediadores. Os dois foram selecionados para fazer parte do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, publicação que apresenta e dissemina projetos educacionais de qualidade voltados para educação básica. “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” e “Curso de avaliação de textos” são cursos autoinstrucionais, sem mediação.

Conheça o que cada curso oferece e fique atento às informações sobre novas turmas e inscrições, que serão divulgadas aqui no Portal.

Pergunte à Olímpia

Olímpia é uma professora apaixonada pelas palavras e estudiosa da Língua Portuguesa, que responde semanalmente a perguntas de professores sobre práticas de ensino da leitura e da escrita. Venha conversar com ela. Envie a sua pergunta para escrevendofuturo@cenpec.org.br!
Mais sobre celular na sala de aula: o que vem por aí?
Debate sobre uso de celular na sala de aula
“Fazendo chover” no trabalho com a seleção de gêneros discursivos
Alfabetização no EFII: mitos e verdades

Pérolas da Imaculada

perolas
Desafios reais vivenciados em sala de aula pela professora Imaculada são apresentados nesta série de vídeos. Questões delicadas são enfrentadas com acolhimento, persistência, escuta e sensibilidade, sem abrir mão do trabalho pedagógico. Cada episódio gerou um fórum de discussão e foi comentado por um especialista em um bate-papo virtual transmitido ao vivo.

Na prática

 
Como potencializar o ensino-aprendizagem de língua portuguesa? Será que minha prática é adequada? Que estratégias utilizar com os estudantes? Para que os professores possam lidar com suas inquietações, procuramos estreitar o diálogo entre a teoria e as situações da prática de sala de aula, disponibilizando contéudos que ampliam o seu saber e o fazer pedagógico.
Pautas de formação
Entre na sala de aula, descubra a efervescência de seu cotidiano, compreenda os desafios vividos nas situações de ensino-aprendizagem. Os acontecimentos transcritos nos relatos de prática - incertezas, dificuldades, resultados e soluções - espelham o percurso de ensino-aprendizagem em sala de aula. Confira aqui a experiência de professores, vivenciadas em diversas regiões do país.
Relatos de prática
O que escrever em um relato? É para registrar tudo o que acontece em sala de aula? Explicar as estratégias utilizadas? Contar o que os alunos aprenderam? Narrar os obstáculos enfrentados no dia a dia? Para tirar essas dúvidas, revisite os textos sobre relato do Programa, consulte as anotações, relembre observações, analise a aprendizagem dos alunos e mãos à obra.
Orientações para relatos
Mudar o texto, cortar palavras, reorganizar parágrafos, consertar os tropeços da ortografia, da concordância, do tempo dos verbos. Perseguir o sentido e a clareza até que o texto atinja a finalidade a que se propõe. O estudo apurado de três projetos, por especialistas, demonstra que reescrever faz parte do processo de ensino-aprendizagem da escrita. Navegue por essas práticas bem-sucedidas.
Lente de aumento na escrita
Entender como se dá a aprendizagem da língua em situações concretas de uso nas práticas sociais. De que modo os professores decidem, planejam, selecionam o conjunto de atividades que compõe o projeto de escrita, que será desenvolvido em sala de aula. Saiba como foi a experiência dos professores na elaboração dos projetos.
Projetos de Escrita
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310