Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Documentário homenageia nordestinos que trabalharam nos seringais do Acre

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autora: Marina Almeida
23 Junho 2020

 

"Nordestinos no Acre" é um dos documentários vencedores na categoria, que estreou na Olimpíada de Língua Portuguesa na edição 2019 (confira abaixo). A partir de fotos históricas e de arquivo, e de entrevistas e imagens da cidade captadas pelos próprios alunos, o vídeo relembra a história do povoamento no estado.

O documentário mostra como um grande número de nordestinos migrou para trabalhar nos seringais do Acre no período da Segunda Guerra Mundial. No estado, enfrentaram más condições de trabalho e de vida, mas deixaram um importante legado na cultura. Realizado por três alunos – Eloís Eduardo dos Santos Martins, Raele Brito da Costa e Thomaz Oliveira Bezerra de Menezes – da Escola Estadual Humberto Soares da Costa, em Rio Branco, tem a orientação da professora Ynaiara Moura da Silva.

Os jovens contam que buscaram uma história que representasse bem a cultura e a diversidade dos acreanos, além de homenagear os seus ‘soldados da borracha’. “As imagens usadas no documentário reforçam a veracidade dos fatos narrados, além de auxiliar o espectador a entender o tema proposto. Para que o documentário se tornasse algo mais atrativo, nada melhor do que ter uma protagonista cearense contando seus próprios fatos vividos na época citada no documentário”, explica Raele sobre os recursos utilizados.

As referências gastronômicas são outro ponto forte do vídeo: “a culinária nordestina foi desenvolvida sob a influência da comida portuguesa, africana e indígena. O preparo de comidas bem temperadas e apimentadas, as comidas de milho e coco, o cuscuz, entre outros, são heranças dos nordestinos que foram adaptadas em cada estado. Quem assiste a esse documentário pode relembrar um pedacinho da sua própria história”, diz a aluna.

Assista ao vídeo!

Nordestinos no Acre

Sinopse: Como o Acre foi povoado? O que levou os nordestinos a migrarem para o Acre? Esse documentário busca retratar um pouco da história dos “Soldados da borracha”. Muitos perderam a vida servindo o Brasil em meio à Segunda Guerra Mundial. Nós acreanos herdamos muitos costumes nordestinos, desde o modo de falar até a culinária. Você verá depoimentos de pessoas da época que dão vida à memória desses guerreiros brasileiros.

Equipe realizadora:

Eloís Eduardo dos Santos Martins Raele Brito da Costa Thomaz Oliveira Bezerra de Menezes Profa. Ynaiara Moura da Silva

 

Escola Estadual Humberto Soares da Costa - Rio Branco / AC

 

 

 

Para ver os outros documentários vencedores da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, clique aqui.


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé