Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / histórias do Escrevendo o Futuro

A humanidade da gente cresce

Escrevendo o Futuro

07 de agosto de 2023

 

Um encontro de estudantes semifinalistas da Olimpíada 2014 com Maria das Dores de Oliveira,
a Maria Pankararu, primeira indígena brasileira a se doutorar numa universidade.

 

Luiz Henrique Gurgel

 

Quando imaginamos nossos índios – que são tantos e diversos – pensamos neles quase sempre do mesmo jeito. Andam nus, em contato o mais íntimo e respeitoso com o mundo ao redor, a natureza e seus seres. Claro que esses índios existem e estão espalhados pelo Brasil, gente admirável que inventou maneira própria de ser e de viver, que sabem o que querem e que continuam a conduzir a vida sem que se sintam como a parte mais importante e dominadora do universo, mas sim como parte integrante, do mesmo modo que todos os outros viventes, plantas ou animais.

Mas eis que, de repente, em Maceió, durante a oficina de semifinalistas de Memórias Literárias da Olimpíada 2014, realizada na primeira semana de novembro, nos aparece uma bonita cunhã para quebrar essa imagem de cristal de vidro, repetida tantas e tantas vezes em TVs, filmes, revistas e na publicidade. Ela vinha para ser entrevistada pelos estudantes, que escreveriam um novo texto baseado em seu relato. Não que aquela imagem de índios in natura, comum entre nós, estivesse completamente equivocada. O problema é que ela apresenta uma, entre as tantas realidades dos índios brasileiros, e quer nos fazer crer que todos sejam assim, que todos vivam dessa maneira, que índio é tudo igual. E índio que não viver desse jeito, não é índio.

Não, os índios não são todos iguais, têm histórias e realidades diferentes, formas distintas de estar e de explicar o mundo, de se conduzir pela vida. Essa cunhã, por exemplo, anda de carro, vai à universidade, usa a internet, mora em apartamento. E, mesmo assim, continua a ser uma cunhã que saiu de sua aldeia em Pernambuco para ganhar mundo e que vez ou outra volta ao seu rincão para festejar, celebrar conquistas, rever parentes e se abastecer de algo tão vital para a sobrevivência quanto o sangue que corre nas veias: sua própria história, suas raízes, sua essência.

A cunhã dessa história se chama Maria das Dores de Oliveira, a Maria Pankararu, nome de seu povo, de sua etnia. Ela é doutora em linguística pela Universidade Federal de Alagoas. A primeira indígena a conseguir esse título numa universidade brasileira.

Quando a doutora Pankararu veio contar sua história para estudantes de todo o Brasil, ela não trazia apenas o conhecimento adquirido em anos e anos de vivência na universidade, mas trazia um “eu” anterior a esse momento importante de sua vida em que realizou pesquisas, frequentou simpósios, realizou discussões acadêmicas. Ela trazia um momento fundamental da vida de qualquer pessoa, momento em que ela se cristalizou como ser humano. Como ser humano pankararu, como ser humano índio, como ser humano brasileiro.

 

Não é preciso dizer que aqueles estudantes tiveram um momento único em suas vidas. A conversa se prolongou para além do tempo previsto, as perguntas foram se multiplicando à medida que aquela velha imagem se desfazia, ao mesmo tempo que outra se descortinava ali, diante de todos, à vista de uma mulher índia, “autêntica”, mas bem diferente do que dizem, por aí, ser índio.

A humanidade da gente cresce quando ouvimos e nos embebedamos do outro. O outro nos estimula a olharmo-nos no espelho, a nos percebermos, ajuda a saber quem somos e para onde queremos ir. E não foi exatamente isso que professores e estudantes de todo o país fizeram nesta categoria da Olimpíada?

Por isso tudo, muito obrigado, Maria Pankararu, depois desse encontro todos voltamos para casa maiores, como gente grande que se transforma ao toque quase mágico que só um ser humano pode dar a outro.

 

*Este texto é uma versão do que foi apresentado na cerimônia de premiação da Oficina Regional de Memórias literárias, da 4ª. Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que aconteceu em Maceió no dia 5/11/2014.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

gestos didáticos, sequência didática, planejamento de aula, planejamento docente

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, texto literário, Luiz Gama, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, línguas indígenas, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000