Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / histórias do Escrevendo o Futuro

Uma lagoa, um poema e dois mundos

Escrevendo o Futuro

07 de agosto de 2023




A história do jovem estudante indígena, da etnia xavante, que falava com desenvoltura o português e sua língua materna e que chegou à final da Olimpíada de Língua Portuguesa
Escrevendo o Futuro.



Luiz Henrique Gurgel

 

A mãe dele estava em Brasília, sorria muito, com poucos dentes na boca, sempre solícita e atenciosa com quem vinha cumprimentar-lhe pelo feito do menino. Atenta às pessoas, esforçava-se para entender o que lhe diziam e respondia agradecida, num português difícil, mas repleta do contentamento típico de mães orgulhosas com a cria. No rosto iluminado da pele morena, havia encantamento mesclado à dignidade. A veneranda senhora xavante parecia estampar um pouco dos últimos 500 anos da nossa história e adotara um nome em português, Dirce. Vida de índio brasileiro nunca foi fácil, mas o fato é que seu filho, Adolfo Si Rupi Simisuté, garoto brasileiro de 12 anos, xavante de corpo, alma e língua, aluno da professora Maria Dias dos Santos, em Campinápolis, Mato Grosso, era finalista na categoria poema da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em 2010.

O poema que o levou à final fala da famosa Lagoa Encantada, um lugar sagrado para os xavantes, localizada na região da Serra do Roncador, onde fica sua aldeia natal. Há quem diga que a lagoa seja uma espécie de passagem secreta para outro mundo. Também ficou famosa por ser um dos possíveis locais onde o místico e coronel do exército inglês Percy Fawcett desapareceu em 1925, quando buscava a “cidade perdida” de Atlântida.

Adolfo Simisuté escreveu seu poema depois de ouvir muitos versos de Cecília Meireles, José Paulo Paes e outros poetas, lidos pela professora Maria Dias em sala de aula. Também guardava consigo os cantos e as histórias de seu povo. Na certa, tudo isso despertou nele a vontade de falar de algo tão seu. Talvez tenha até pensado em inserir alguma palavra ou expressão em xavante que, pela sonoridade, pudesse dar a entender melhor o que a lagoa significava para ele. Como uma licença poética.

Dizem os entendidos que toda língua carrega uma sabedoria e uma percepção única da realidade, como um eu específico diante do mundo. Não à toa, quando nos expressamos, a nossa língua materna e o nosso próprio eu se confundem.

Mas o garoto que falava as duas línguas com desenvoltura escreveu todo o seu poema no idioma de Camões. Semanas antes de chegar para a festa em Brasília, tinha passado pelas oficinas para semifinalistas em Fortaleza, no Ceará, onde conheceu o mar. Os olhos curiosos sondavam salas, colegas e professores. Único indígena da turma, virou logo o centro das atenções. Sério, quieto, compenetrado, prestava atenção a tudo durante as atividades. Aos poucos foi ficando mais a vontade entre as educadoras responsáveis pela oficina e entre os outros meninos e meninas semifinalistas vindos de todas as regiões do Brasil. No último dia, antes de saber que tinha chegado à final e que iria à capital do país, foi aplaudido pela turma ao dizer algumas palavras sobre a Olimpíada em xavante. Oportunidade única para Simisuté e para as outras crianças de ter uma experiência linguística e cultural tão fascinante.

Mesmo depois de saber que era finalista, o garoto continuou sério, comportado e compenetrado. Em Brasília, junto da mãe e da professora, ou conversando a vontade com os outros estudantes, parecia ter noção da responsabilidade de representar bem e orgulhosamente outros brasileirinhos que não falam português. Seus olhos diziam que aceitava a incumbência de tornar-se elo entre pessoas diferentes que habitam o mesmo país. Gente com histórias e experiências humanas distintas, mas que pertencem ao mesmo lugar, que fazem parte da mesma humanidade. Seu próprio nome era um sinal, um símbolo, talvez um sonho gráfico-sonoro dessa inter-relação.

Adolfo Si Rupi Simisuté continua a viver em Campinápolis. Agora, em 2014, cursa o primeiro ano do ensino médio. Seu poema celebra uma bela e misteriosa lagoa que interligaria mundos diferentes, metáfora, talvez, da breve e intensa experiência vivida pelo jovem estudante naqueles meses de 2010.

(Clique aqui para ler o poema "O encanto da lagoa" do estudante Adolfo Si Rupi Simisuté. Está na página 29 do caderno com os textos finalistas da Olimpíada de 2010).

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento de aula, planejamento docente, gestos didáticos, sequência didática

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poesia, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena, formação docente, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000