Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Trabalho com alfabetização em séries avançadas

Portal Escrevendo o Futuro

01 de agosto de 2023

Olá! Que propostas podem me ajudar a trabalhar com alunos do 6º ano que não sabem escrever seu próprio nome? Não identificam as letras que formam seu próprio nome? Além da diversidade de gêneros textuais, o que devo melhor proporcionar nas aulas de leitura para que estas se tornem mais prazerosas, dinamizadas (com relação ao ato de ler)?

Radson Xavier

Olá, meu nome é Francimar Alencar Madureira, sou de Januária/MG. Trabalho em Bonito de Minas, a 50 km daqui. Neste ano, com todas as turmas do 6º ano, estou com uma sobrecarga. Os alunos são, em sua maioria, de zona rural e não têm incentivo em casa para estudar, não têm nenhuma perspectiva de vida, não demonstram interesse em estudar, são bem lentos na aprendizagem, e muitos nem conseguem escrever os nomes corretamente. Fico preocupada e tentando encontrar uma maneira diferenciada para dar minhas aulas, uma vez que nem sempre podemos contar com a ajuda dos supervisores. Por favor, ajude-me a solucionar este problema.

Francimar Alencar Madureira
Januária/MG

Como ensinar crianças de 6 anos a ler e a escrever? Por que muitas crianças chegam aos 7, 8, 9, 10 anos (2º, 3º, 4º, 5º ano) sem saber ler? O que fazer? Obrigada pela atenção!

Odiva Silva Xavier

Caros Radson, Francimar e Odiva,

Fiquei bem contente ao ler as perguntas de vocês, especialmente pelo fato de podermos trocar algumas ideias sobre o aprendizado da leitura e da escrita.

Se bem entendi, vocês questionam o trabalho voltado à alfabetização, ou seja, ao domínio das relações entre sons e letras, que auxilia na leitura e produção de textos, ainda necessário em anos escolares mais avançados, como o 6o ano.

Acredito que um aspecto muito importante para nossa conversa seja pensar o que está envolvido nesse trabalho. Como salienta a professora Odiva, no início do Ensino Fundamental I (anos iniciais), a alfabetização é uma questão central e nossas ações se intensificam, pois queremos que nossos alunos utilizem todo o conhecimento sobre as práticas de leitura e escrita já vivenciadas na escola (e fora dela) para refletir sobre os modos de relacionar sons e letras. Mas, como vocês bem sabem, essa tarefa está longe de ser simples, pois implica um trabalho constante e bastante reflexivo por parte dos alunos.

Vamos pensar juntos: será realmente que isso não foi feito nos anos iniciais? Ou será que cada aluno tem um ritmo de aprendizagem, bastante particular, que precisa ser observado, a fim de podermos planejar ações bem ajustadas às necessidades?

Ficarei com a segunda opção, pois entendo que todo professor reconhece aimportância do aprendizado sobre o ler e o escrever na vida das crianças e investe em propostas voltadas a esse objetivo.

Agora, se recebemos alunos em anos mais avançados ainda com questões atreladas à alfabetização, precisamos trabalhar! Mas, como fazer?

Um passo central, já anunciado em outras respostas desta seção, diz respeito à investigação sobre os conhecimentos de nossos alunos. Em outras palavras, eles não sabem escrever o próprio nome (como mencionaram Radson e Francimar), mas com certeza já participaram de alguma situação que envolva os usos da leitura e escrita, não é mesmo? Bilhetes, listas, contos, fábulas, tirinhas, notícias, entre tantos outros gêneros, fazem/fizeram parte da vida escolar desses alunos e devem ser tomados como referência para o trabalho sobre alfabetização. Isso significa que podemos encontrar nesses gêneros – que eles conhecem, sabem como se organizam e sobre os quais têm o que dizer – possibilidades para chamar a atenção sobre a forma de escrever as palavras, sempre fazendo a relação entre os enunciados, as palavras apresentadas e os efeitos de sentido pretendidos pelo autor (o que o autor quis dizer ao escolher determinada palavra).

Com esse trabalho, os alunos começarão a estabelecer relações entre palavras, grupos/famílias de palavras, buscando, inclusive, referências nos textos para escrever seu próprio nome.

Para terminar, uma dica interessante é a consulta a um material elaborado pela Prefeitura de São Paulo, com vários volumes, voltado a crianças que ainda estão em processo de alfabetização, embora em anos mais avançados. Chama-se Estudos de Recuperação, clique aqui para acessar.

Agora, boa leitura e mãos à obra!

Obrigada pelo envio das perguntas, um abraço e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

gestos didáticos, planejamento de aula, planejamento docente, sequência didática

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, Luiz Gama, poesia, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, formação docente, línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000