Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

SD: um convite à articulação de práticas

Portal Escrevendo o futuro

02 de agosto de 2023

SD: um convite à articulação de práticas

SD: um convite à articulação de práticas

Olá, Olímpia!

Como posso articular situações de leitura, escrita, oralidade e ensino da gramática? Há tanto o que ensinar e parece que o tempo voa... Dou aula para o EFII e preciso de sua ajuda!

Um abraço e obrigada,

Sônia Oliveira (São Paulo - SP)

Cara professora Sônia,

Essa sensação de termos muito que fazer e pouco tempo parece ser uma constante na rotina de todo professor, não é mesmo? Se pensarmos no tempo didático, que é sempre muito diferente da “hora do relógio”, teremos ainda mais certeza de que o tempo voa...

Bem, vamos tentar reverter isso, fazendo o encontro com nossos alunos render a favor da construção efetiva do conhecimento? Para tanto, entendo que você já tenha parte da solução: apostar na articulação de práticas de linguagem, ou seja, pensar na necessidade de um ensino integrado da leitura, produção oral, produção escrita e análise linguística!

A questão que permanece em aberto refere-se a como promover esse diálogo, certo? Responderei em função do que se apresenta como uma realidade, amplamente testada e aprovada (!), pelo nosso Programa Escrevendo o Futuro, isto é, o caminho trilhado por meio de sequências didáticas (SD).

Antes de mais nada, é preciso entender bem direitinho o que é uma SD e, para isso, trago a definição utilizada em um de nossos cursos virtuais (Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas)

São sequências de atividades — de diferentes tipos e níveis de complexidade — que se articulam entre si e se organizam como oficinas. Centrada num gênero discursivo de interesse pedagógico, cada oficina visa objetivos parciais bem definidos: identificar um gênero como a crônica, com base em comparações entre textos diversos; (re)conhecer o plano geral do texto de um artigo de opinião; identificar as situações de comunicação próprias das memórias literárias; depreender os recursos linguístico-gramaticais mobilizados por narrativas ficcionais; etc. O objetivo comum a todas as oficinas que compõem uma SD é o desenvolvimento da proficiência, oral e/ou escrita, num certo gênero, assim como a reflexão sobre aspectos pertinentes da língua e da linguagem.


É exatamente essa organização em oficinas que promove a condição de se eleger práticas de linguagem diferentes, ao longo de todo o processo, em torno de um mesmo gênero do discurso.

Vamos a um exemplo: ao analisarmos o Caderno Virtual “A ocasião faz o escritor”, planejado para o ensino do gênero crônica, encontraremos, entre as propostas da Oficina 1, uma roda de conversa inicial – prática oral - para ativação de conhecimentos prévios (descobrir o que os alunos já sabem sobre o gênero), seguida da leitura dos alunos de uma crônica, localizada e escolhida em jornais e revistas oferecidos pelo professor, para a escuta de textos lidos em voz alta, apresentados no Caderno, e novo momento de discussão oral, em função da análise da situação de produção dos textos. Já na Oficina 3, o foco incidirá sobre a produção escrita da primeira versão de uma crônica. Percebeu como esse pequeno exemplo já convocou a articulação de práticas de linguagem distintas?

Desse modo, todo o caminho é traçado, sempre procurando mobilizar diferentes conhecimentos, de acordo com os objetivos de cada uma das oficinas. É fundamental destacar que nem todas as etapas precisarão ser vivenciadas pelos seus alunos, já que os objetivos da roda de conversa, que marca o início do trabalho, são justamente ter acesso aos saberes dos alunos e, em função dos achados, selecionar quais oficinas envolverão conhecimentos ainda não apreendidos pela turma e que, portanto, serão tomados como focos de atenção e estudo.

Também vale refletir sobre a ideia de que o ensino de nenhum gênero deve ser esgotado naquele ano, no sentido de que precisamos ensinar tudo, em função de todas as práticas de linguagem. Mais uma vez será essencial selecionar, eleger alguns aspectos que possam “dialogar” tanto com os conhecimentos dos alunos, quanto com as demandas anunciadas como conteúdos de ensino para o ano, considerando a possibilidade de, pela proposta de progressão, a crônica retornar em um outro ano, com novos enfoques e aprofundamento. 

Por fim, vamos aos convites para apreciação, que favorecerão a continuidade de nossa conversa:

  1. Bate-papo, realizado em comemoração ao Dia do Professor: “Sucessos e desafios em sala de aula: o papel do professor”;
  2. Texto de Sônia Madi, coordenadora geral do Programa: “Sequência Didática: por que trilhar o caminho proposto”(revista Na Ponta do Lápis, nº 23);
  3. Texto de Anna Rachel Machado: “Um guia possível para a elaboração de sequências didáticas”;
  4. Curso virtual Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas (com turmas previstas ao longo do ano);
  5. Projetos de Escrita apresentados no Seminário Internacional Escrevendo o Futuro (uma outra possibilidade de articulação de práticas);
  6. Curso virtual Caminhos da Escrita (produção e discussão de projetos, envolvendo o multiletramento);
  7. Estação Educativo, do Museu da Língua Portuguesa, para navegar pelos desafios de articulação no ensino da Língua Portuguesa. 

Um beijo, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, poesia, texto literário, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

educação antirracista, literatura negra, literatura, planejamento docente, educação para as relações étnico-raciais

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena, formação docente, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000