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Do ler ao escrever: em busca de pistas

Portal Escrevendo o futuro

01 de agosto de 2023

Do ler ao escrever: em busca de pistas

Do ler ao escrever: em busca de pistas

Prezada consultora de letras,

Sou a professora Élida Valeria da Silva Lima, residente em Presidente Figueiredo/AM. Leciono Língua Portuguesa na Escola Maria Calderaro, para adolescentes dos 8º e 9º anos. Minha pergunta é a seguinte: A prática da leitura está intimamente ligada com a escrita de bons textos opinativos?

Aguardo resposta. Abraço.

Cara professora Élida,

Como você, sempre procurei refletir sobre as relações entre as práticas de leitura e escrita, na tentativa de favorecer o mais amplo aprendizado por parte dos alunos. E isso, sem dúvida, envolve o planejamento de atividades de leitura que possam colaborar para uma efetiva produção escrita. Mas como podemos fazer isso? Qual caminho seguir?

Entendo que as práticas de leitura devam estar sempre vinculadas a um objetivo previamente definido e compartilhado com os alunos. Vamos pensar juntas em alguns exemplos, para facilitar nossa conversa.

No início do trabalho com uma sequência didática (SD), realizamos a leitura de variados textos de um mesmo gênero, a fim de que a turma possa se familiarizar, trocar ideias e informações que já fazem parte dos conhecimentos prévios sobre os assuntos recorrentes, autores conhecidos ou mesmo elementos que costumam integrar a escrita daquele gênero. Assim, o objetivo dessa proposta de leitura é discutir sobre a situação comunicativa envolvida na produção do texto (quem escreve; sobre quais assuntos; para quê; para quem e onde esses textos costumam ser publicados).  

Um outro exemplo, em um momento posterior da SD, quando os alunos já produziram a primeira versão do texto (em função do que sabem sobre o gênero), está atrelado ao trabalho de alimentação temática. Afinal, para que eles tenham o que dizer, precisamos investir em diferentes práticas de leitura voltadas ao objetivo de investigar e analisar textos, o que promoverá a construção de um repertório favorável à realização da tarefa de escrever. Aliás, não apenas pela leitura, mas por meio de observações seguidas de conversas, debates, vídeos, programas de TV, entrevistas, entre tantos outros exemplos, vamos compondo essa “alimentação” para a produção, não é mesmo? Para saber mais, vale a pena conferir a videoconferência “Alimentação temática para produção de textos de estudantes”, realizada com Sonia Madi e Patrícia Calheta.

Bem, entendo que esses exemplos evidenciam a importância de pensarmos que as práticas de leitura poderão contribuir para a escrita de bons textos (opinativos ou não), desde que sejam planejadas, diversificadas e bem ajustadas a definidos objetivos e ao gênero em estudo. Do mesmo modo, acredito ser fundamental investirmos no trabalho com as capacidades de leitura, pensando na formação mais consistente e reflexiva dos estudantes. Nesse sentido, eis mais algumas dicas: para professores, o curso autoinstrucional da Olimpíada, “Leitura vai, escrita vem”, que discute práticas de leitura, desde o planejamento até a avaliação e, para estudantes, os jogos do Caderno Virtual da Olimpíada sobre artigo de opinião, “Pontos de Vista”, além de vários endereços eletrônicos para acesso a diferentes textos jornalísticos (que favorecerão o trabalho com a opinião):


Siga em frente e conte comigo, sempre que precisar!

Agradeço pelo envio de sua pergunta.

Um abraço e até já,

Olímpia

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