Poemas de Luiz Gama
Luiz Gama, poema, poesia, texto literário
Na última quinta-feira, dia 09/11, dois profissionais do Cenpec – Sonia Madi, coordenadora de projetos, e Esdras Soares, técnico do Programa Escrevendo o Futuro – realizaram uma videoconferência com alunos de pós-graduação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça.
A dupla apresentou para o grupo a metodologia do Programa, o histórico, a abrangência, as ações de formação, os estudos realizados ao longo dos anos, os materiais e o Portal Escrevendo o Futuro. Além disso, foram discutidos com a turma os projetos selecionados no Seminário Nacional Escrevendo o Futuro: com a palavra, o professor-autor, ocorrido em outubro deste ano. O público teve a oportunidade de fazer perguntas e entender melhor o Programa e as especificidades dos desafios brasileiros no campo da educação e do ensino da língua.
A apresentação foi feita a convite de Joaquim Dolz, docente da Universidade de Genebra. Dolz é reconhecido por seu pioneirismo no estudo e desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino de gêneros textuais na escola. O professor e pesquisador é um dos principais inspiradores da metodologia criada pelo Programa Escrevendo o Futuro e em diversos momentos colabora com as ações formativas e elaboração de materiais do Programa.
Para Sonia, a discussão veio em um momento muito propício, pois o Brasil atravessa uma fase de intensos debates sobre os rumos da educação do país, além do fato de estar em curso uma série de importantes iniciativas, como a homologação, pelo Ministério da Educação, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sonia também destaca que esse convite significa um singular reconhecimento da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, enquanto o maior programa de formação de professores de língua portuguesa das escolas públicas do Brasil.
Poemas de Luiz Gama
Luiz Gama, poema, poesia, texto literário
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
literatura, educação antirracista, planejamento docente, educação para as relações étnico-raciais, literatura negra
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena, formação docente, educação para as relações étnico-raciais
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.