Volta às aulas: a importância do planejamento docente
gestos didáticos, planejamento de aula, planejamento docente, sequência didática
Convidamos três professores de língua portuguesa que participam do Programa Escrevendo o Futuro para uma conversa que foi transmitida ao vivo, no Dia do Professor, 15/10. O tema geral foi: Sucessos e desafios em sala de aula: o papel do professor.
Conheça os três convidados, que participaram diretamente de seus respectivos Estados, num bate-papo mediado por Luiz Henrique Gurgel, da equipe do Programa.
Elizete Vilela de Faria Silva, Divinópolis (MG)
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Minas Gerais e especialização no Ensino da Língua Portuguesa pela UNIFOR. É professora de língua portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Divinópolis e vice-coordenadora do Centro Técnico Pedagógico. Também atua como mediadora do curso “Caminhos da Escrita”, do Programa Escrevendo o Futuro, e em 2014 foi membro da Comissão Julgadora de Textos do Estado de Minas Gerais na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e vencedora na categoria Memórias Literárias na edição de 2012.
Hildenize Andrade Laurindo, Fortaleza (CE)
Professora de Língua Portuguesa do Colégio Militar de Fortaleza. Licenciou-se em Letras pela Universidade Federal do Ceará, onde também concluiu Mestrado e Doutorado em Linguística. Entusiasta da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, desde 2008 participa das diversas atividades promovidas pelo programa. Ainda naquele ano foi vencedora na categoria artigo de opinião. Também atua como mediadora do curso “Sequência Didatica: aprendendo por meio de resenhas”, do Programa Escrevendo o Futuro.
Otávio Henrique Meloni, Volta Redonda (RJ)
Professor de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa no Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Volta Redonda desde 2010. Doutor em Letras com ênfase no estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Desenvolve projetos de pesquisa sobre ensino de Língua e Literatura, principalmente relacionados às temáticas das TIC’s e meios digitais de comunicação. Lecionou em cursos de pré-vestibular, escolas de nível médio e foi professor substituto na UFRJ e UERJ. Na última edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi premiado pelo Melhor Relato de Prática da Região Sudeste.
Saiba mais sobre o evento.
Volta às aulas: a importância do planejamento docente
gestos didáticos, planejamento de aula, planejamento docente, sequência didática
Poemas de Luiz Gama
texto literário, poesia, Luiz Gama, poema
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, formação docente, línguas indígenas
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.