Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Equipe da Olimpíada faz avaliação de 2011

Escrevendo o Futuro

07 de agosto de 2023

Em 2011, como nos outros anos ímpares, não houve o concurso de textos promovido pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Nem por isso foi um período de poucas atividades. Para fazer um balanço do ano e das ações, a coordenação do projeto organizou um fórum interno com toda a equipe da Olimpíada no dia 14 de dezembro, na sede do Cenpec, em São Paulo.

Para Maria Tereza Cardia, uma das organizadoras, o objetivo do encontro foi "compor um panorama sobre os saberes e conhecimentos produzidos ao longo do ano. Foram muitas ações, estudos e pesquisas desenvolvidos". Os participantes foram divididos em grupos para as discussões e avaliações. Da logística de organização da Olimpíada, passando pelo seminário realizado em agosto, até os cursos de formação, pesquisas, publicações, jogos e vídeos produzidos, além da Comunidade Virtual, tudo foi avaliado para dar início aos próximos passos de planejamento do projeto.

Veja quais foram as principais ações da Olimpíada em 2011:
- Mudança de plataforma tecnológica da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, ampliando seus recursos e seu alcance;
- Realização e ampliação da oferta de cursos online e de formação presencial;
- Ações de logística para realização do seminário da Olimpíada que reuniu mais de 400 pessoas; melhoria no envio das publicações do projeto (só a revista Na Ponta do Lápis é entregue a 130 mil professores em suas residências);
- Realização, em agosto, em Brasília, do primeiro seminário nacional da Olimpíada em Brasília: A escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes;
- Preparação e estudos para a criação do portal da Olimpíada na internet, que reunirá num único espaço virtual, tudo o que diz respeito ao projeto;
- Produção de materiais como os vídeos Com que crônica eu vou? E Conhecendo um projeto de escrita; e o livro “O que dizem os textos dos alunos?”, uma análise de 1600 textos de estudantes que participaram da Olimpíada mas que não chegaram às semifinais; além das novas edições da revista Na Ponta do Lápis.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

gestos didáticos, planejamento docente, sequência didática, planejamento de aula

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poema, Luiz Gama, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, revista NPL, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000