Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

“Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” é o novo curso da Olimpíada

Inicio do conteudo

 

Denise Lotito

As formações a distância da Olimpíada existem desde 2005, e são constantemente revistas para aperfeiçoamento.
Os interessados no novo curso poderão solicitar vaga no dia 24/10, a partir das 10h da manhã.

 

Em 2011, com o curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”, demos início ao uso da plataforma Moodle com uma metodologia de turmas pequenas (30 a 40 alunos)  e bastante interação entre os participantes. Essa interação é mediada intensivamente pelo professor do curso, que por sua vez participa de um fórum permanente com seus colegas mediadores, sob orientação de um coordenador pedagógico. Esse curso já teve mais de 200 turmas, com aproximadamente 8 mil alunos matriculados. 

Em 2013 começamos a oferecer mais um curso nesse mesmo modelo, o “Caminhos da escrita”,  em que a inovação metodológica foi a introdução do trabalho de escrita coletiva entre os participantes. Este curso já teve cerca de 2800 alunos matriculados, também em turmas pequenas, divididos em 70 turmas.

 

Novo curso abre inscrições em 24/10

Sempre com o objetivo de contribuir para que o professor se aproprie dos pressupostos metodológicos do ensino da escrita da Olimpíada, os cursos on-line já focaram o tema da sequência didática para a escrita de gênero textual e já trataram também de projetos de escrita abordando o multiletramento. Desta vez, a formação a distância vai abordar um outro eixo do ensino da língua, que é a leitura.

A seção “Pergunte à Olímpia”, do Portal Escrevendo o Futuro, em que professores enviam suas dúvidas sobre a prática em sala de aula, mostrou que o ensino da leitura é uma dificuldade muito frequente no dia a dia do professor. O curso foi organizado a partir dessas dúvidas e pretende ajudar o professor a preparar aulas de leitura com reflexões sobre o tema, ideias sobre aprender e ensinar a leitura e sobre planejamento de aulas e avaliação.

Numa tentativa de atender à grande demanda de professores pelas formações online, a Olimpíada resolveu investir num curso na modalidade Mooc (Massive Open On line Course). Neste piloto vamos oferecer mil vagas sem a figura de um mediador. Toda a orientação para o aprendizado estará disponível para o estudante, que terá texto, vídeos, áudios e exercícios com correção e devolutivas automáticas à sua disposição.  Para se comunicarem entre si, os alunos terão um fórum livre e poderão enviar mensagens uns para os outros.

Nessa primeira experiência, vamos manter o curso aberto por quatro semanas (de 03/11 a 01/12) e o aluno poderá realizar as atividades no ritmo que desejar, dentro desse período. No dia 24/10, a partir das 10h, as inscrições ficarão abertas até que sejam completadas as mil vagas disponíveis.

O curso é composto por quatro unidades temáticas, que somam uma carga horária de 30 horas. Neste piloto o aluno fará apenas as unidades 1 e 2, tendo direito a um certificado de 15 horas. No primeiro semestre de 2015, as novas unidades serão abertas e os alunos que fizeram as unidades 1 e 2 em 2014 poderão completar o curso e substituir o certificado de 15 horas pelo de 30 horas. As novas turmas, em 2015, serão oferecidas apenas em seu formato completo de 30 horas. Os participantes que realizarem mais de 75% das atividades programadas receberão certificados de conclusão.

 

Inscrições encerradas. Aqueles que conseguiram vaga devem entrar no curso no dia 03/11. Os que deixaram o nome em lista de espera serão convidados para a nova turma em 2015. Serão abertas novas inscrições no ano que vem, para atender aqueles que não conseguiram deixar o nome em lista de espera.

Denise Lotito é coordenadora dos cursos on-line da Olimpíada.


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé