Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Avaliação diagnóstica da produção escrita no Ensino Fundamental II é tema da live no dia 26/05 às 17 horas

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o evento on-line respondeu às perguntas do público

Após dois anos de ensino remoto ou híbrido, a volta às aulas presenciais revelou um aumento na defasagem de aprendizagem das turmas. Para ajudar os(as) professores(as) no processo de recomposição da aprendizagem de seus(suas) estudantes, o Programa Escrevendo o Futuro organizou a live “Avaliação diagnóstica da produção escrita no Ensino Fundamental II”. O evento foi transmitido ao vivo pelo nosso canal no YouTube no dia 26 de maio, às 17 horas (horário de Brasília), e contou com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Com base na análise de textos produzidos por estudantes do Ensino Fundamental II, o encontro focou na importância da avaliação diagnóstica da produção escrita – estratégia essencial para que o(a) professor(a) identifique os avanços e as lacunas nas aprendizagens dos(as) alunos(as) e, assim, possa planejar as atividades que serão desenvolvidas com a turma.

Com mediação de Patrícia Calheta, mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e colaboradora do Programa Escrevendo o Futuro, o evento on-line contou com a participação de Clecio Bunzen, doutor em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Eles também responderam às perguntas enviadas pelo público.

Leia mais:

 - O diagnóstico como estratégia de recomposição das aprendizagens

Live: Avaliação diagnóstica da produção escrita no Ensino Fundamental II

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, literatura de autoria feminina, ensino de literatura, literaturas e identidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poesia, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, línguas indígenas, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000